Cultura Paraná
MON gratuito, novas exposições e consciência negra são destaques da programação
Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos.
18/11/2022 10h11
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias (AEN) reúne os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Presença africana na arte brasileira

A presença africana e suas contribuições por meio do Acervo do MON com o artista visual Tiago Gualberto. Acessível em Libras, este encontro é um convite para ampliar o repertório e as percepções sobre as contribuições africanas para a arte brasileira. A partir de obras pertencentes ao acervo do MON, é possível vamos observar essa força criativa e intrigantes conexões com as obras de seus descendentes. Local: Zoom. Inscrição para receber o link de acesso .

Continua após a publicidade

Dia 18 de novembro. Horário: 19h.

20 anos de MON

No dia do aniversário de 20 anos do Museu Oscar Niemeyer, 22 de novembro, os visitantes terão entrada gratuita. Atualmente, o público pode visitar as exposições em cartaz: “Afinidades II – Elas!”; “Poty, Entre Dois Mundos”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses (Colonialismo)”; “Sou Patrono”; “Fora das Sombras: Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea”; “Recortes de um Lugar”; “Luz e Espaço”; “Grid”; “Bancos Indígenas do Brasil”; “África, Expressões Artísticas de um Continente” e “O Mundo Mágico dos Ningyos”, além do “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e “Cones”. Horário de funcionamento: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

MON na Escola para professores

Práticas colaborativas no espaço do museu. É possível pensar práticas colaborativas que promovam o estudo das culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula a partir do acervo do Museu Oscar Niemeyer? Nesse encontro, vamos pensar juntas e juntos em como ampliar essa possibilidade. Com a mestre em Educação e pesquisadora Andrea Barbosa. Local: Espaço de Oficinas e mini auditório. Inscrição pode ser feita AQUI . Dia 30 de novembro. Horário: 14h.

Museu Paranaense (MUPA)

“Ante ecos e ocos”

Na exposição “Ante ecos e ocos”, aberta esta semana, voz e silêncio se entrecruzam para refletir sobre narrativas historicamente construídas sobre a população afro-paranaense de um lado e memórias compartilhadas em entrevistas recolhidas pelo Museu Paranaense de outro. Desse entrecruzamento despertam biografias, sentimentos, sensações – subjetividades entre a cultura material exposta e sua ressignificação individual e coletiva perante os depoimentos recolhidos. O projeto de curadoria compartilhada que dá origem à exposição foi proposto visando atualizar a narrativa museal dos afro-paranaenses na instituição. Para isso, os departamentos de Antropologia e História realizaram um amplo levantamento de cultura material e apresentaram a um grupo de pesquisadores e artistas negros convidados para construir coletivamente a exposição. Foram realizadas 16 reuniões ao longo de 2022 para construir o fio condutor e as entradas possíveis de diálogo entre interesse acadêmico, museal, artístico e representativo dos afro-paranaenses.

Lançamento do disco “Atlantis”, de Andras Atlason

Terça (22), 19h, acontece o concerto de lançamento do disco “Atlantis”, o mais novo trabalho do artista feroico-brasileiro Andras Atlason. O concerto tem duração prevista de 50 minutos, e o evento contará com músicos convidados, arranjos personalizados, leitura de poemas e assinatura de CDs.

Lançamento do livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”

Na quarta-feira (23), o MUPA recebe a professora do Departamento de Antropologia da UFPR, Edilene Coffaci de Lima, para o lançamento de seu livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”. O evento começa às 18h30, no auditório do Museu, e terá a participação dos indígenas do povo Xetá Dival Oliveira, morador de São Jerônimo (presidente da Associação Xetá), e Indiamara Paraná. 

Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG)

Concerto

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresenta na manhã deste domingo (20) um programa com a 7ª Sinfonia de Mahler. A regência fica por conta do maestro convidado Ira Levin, que vem pela primeira vez a Curitiba especialmente para trabalhar com a OSP. O concerto acontece no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil .

Pret¡n in Move 

O palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto se transformará em passarela para receber manifestações de moda, arte, música, dança e fotografia em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Iniciativa dos bailarinos do Balé Guaíra Luana Nery, Leonardo Lino e Rodrigo Leopolldo, o evento colocará em destaque a obra e a produção de pretos e pretas num grande happening no palco do Guairão. Evento para convidados. 

Horário: 19 horas.

Eventos externos

Teatro Infantil – “Bita e a imaginação que sumiu”. 19 e 20 de novembro, às 16h no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha. Ingressos no Disk Ingressos .

22/11 - Teatro – “A Travessia”. Dia 22 de novembro, às 20h, no Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha. Ingressos no Ticket Fácil

Museu de Arte Contemporânea

Semana da Consciência Negra

De 21 a 25 de novembro, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove a Semana da Consciência Negra nas redes sociais (@mac_parana). A proposta é apresentar ao público uma relevante curadoria de destaques de publicações e textos que abordam a questão antirracista, difundindo informação e conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência artística estendida 

Do dia 18 de novembro a 15 de dezembro, o Museu Casa Alfredo Andersen continua o período de residência artística de Luiz Rettamozo, multiartista que está em residência desde outubro deste ano. Para visitar e conhecer seu trabalho, os visitantes podem encontrar o artista no ateliê do museu, de terça a sexta, no período da tarde.

Cerimônia de incorporação

A exposição “Maria Bueno e tantas outras” esteve aberta ao público no Museu Casa Alfredo Andersen em 2022 e levou o mito de Bueno para o mundo da arte pelo olhar de artistas contemporâneos. Como legado da exposição, o Museu realizará, em cerimônia simbólica no dia 22/11, a incorporação de uma obra ao acervo do museu, da artista plástica Claudia de Lara, mulher negra, natural de Curitiba e integrante da exposição. A obra de Claudia de Lara representa um marco na ampliação do acervo da instituição, tornando-a mais diversa e representativa dentro do universo artístico de Alfredo Andersen.

Horário: 11h.

“2º Epílogo” 

Terceiro encontro do evento online “2º Epílogo”, promovido pelo Núcleo de Pintura da APAP/PR acontece no dia 23/11. "O que pode ser a pintura na contemporaneidade?" é o tema central do bate-papo com os artistas Miguel Miguel e Távia Jucksch, veiculado gratuitamente por meio do YouTube . Para receber certificado de participação, é necessário se inscrever . Horário: 19h.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Visitação noturna especial 

Dia 22 de novembro, o Museu da Imagem do Som recebe a visita noturna com exibição do filme “A Câmera de João” (2017) do Projeto Filme de Preto. Classificação – Livre (filme). 

Horário: das 19h às 20h30. Inscrição prévia pode ser feita clicando aqui .

Quilombos da imagem em Curitiba e região

Fala expositiva sobre a produção cinematográfica e audiovisual negra em Curitiba e região, com o realizador e pesquisador em cinema e educação Oda Rodrigues. Com exibição de três curta-metragens. Classificação – Livre. Dia 23/11. Horário: das 16h às 18h. Inscrição prévia pode ser feita clicando aqui .

Madame Satã

Coletivo Cine Adélia apresenta um olhar 20 anos depois do filme “Madame Satã”, produção de 2002 dirigida por Karim Aïnouz, com exibição seguida de roda de conversa. Classificação – 16 anos. Dia 25/11. Horário: das 16h às 18h30. Inscrição prévia pode ser feita AQUI .

 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Semana de 21 a 26 de novembro 

Ação nas redes sociais: todos os dias, na semana entre 21 e 26 de novembro, a BPP vai postar destaques do acervo relacionados à literatura produzida por autores negros.

Exposição de acervo: todas as salas da BPP terão estantes temáticas com dicas de leitura.

Contação de história: O Grupo Era Vez apresentará, duas vezes ao dia, às 11h e 15h, adaptações de contos africanos. 

KUR YT YBA — A Identidade Por Trás da Cidade

Sessão de vídeos e bate-papo sobre a presença indígena em Curitiba, com participantes do projeto homônimo desenvolvido por estudantes da PUCPR. Nesta sexta-feira (18), às 10h, no Auditório.

Hora do Conto

Contação de histórias com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado.

Sexta-feira (18), às 11h, Seção Infantil. Gratuito.

Samba do Compositor Paranaense

Roda de samba autoral e aberta à comunidade. Sábado (19), a partir das 9h30, no hall térreo.

Pensando bibliotecas

Palestra “Leituras e Biblioteca: Explorando Acervos, Descobrindo Tesouros” com a especialista Milena Martins sobre a importância da biblioteca escolar como espaço democrático de conhecimento. No sábado (19), às 10h30, no Auditório.

Rota

Espetáculo de dança contemporânea, com a bailarina Bia Figueiredo, que reúne o público cego, com baixa visão e vidente na mesma experiência

Sábado (19), às 12h, no Hall do segundo andar.

Lançamento

Sessão de autógrafos e bate-papo com a escritora Renata Barrozo Baglioli, autora do livro “Diogo e o Irmão do Meio”. Sábado (19), às 11h30, na Seção Infantil.

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual

Títulos disponíveis neste mês: “A Mulher Invisível” (classificação 14 anos), “Madagascar” (classificação 12 anos) e “Operação Babá” (classificação 12 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985, sexta-feira (18), das 8h30 às 18h, e sábado (19), das 8h30 às 13h, na Seção Braille.

Exposição

“Abro todas as janelas da alma” traz poemas e colagens da artista Naná Ribeiro. Sexta-feira (18), das 8h30 às 18h, e sábado (19), das 8h30 às 13h. Seção Multimeios.

Endereços 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco, Curitiba – PR.