A moradora da região do Jardim Coopagro em Toledo, no Oeste do Paraná, na manhã de quarta-feira (9) fez o flagrante do animal em cima da árvore em vídeo.
Marlene dos Santos percebeu inquietação das galinhas e cachorro, quando saiu para verificar o que era.
A moradora da chácara seguiu até uma região de mata próximo ao Rio Toledo, quando viu o cachorro latindo em direção ao alto da árvore.
Neste momento ela conseguiu pegar o celular e fazer o registro. Marlene contou à reportagem que foram menos 15 minutos. Ela também disse que no primeiro momento achou se tratar de cães de rua que vão à propriedade atrás de galinhas criadas soltas.
Taciano César Freire Maranhão do IAT (Instituto Água e Terra) disse que é comum o aparecimento de onças na região. Neste período de migração elas procuram por água e comida.
A orientação à população é que evite sair a noite em beira de rios e não deixem animais desprotegidos para evitar ataques.
A principal alimentação desses felinos são tatu, quatis, pequenos roedores, entre outros. Caso eles não encontrem esses podem ir atrás de animais domésticos.
Após a divulgação do vídeo, um especialista em felinos fez contato com a CATVE e afirma não se tratar de onças. Ele afirma que é um quati pelas características. Não atacam mas podem ter se sentido ameaçado por isso reagiu ao cão. O biólogo apucaranense Fernando Felippe Rodrigues monitora a presença de onças-pardas no estado e troca informações sobre o aparecimento de felinos. Ele avaliou o vídeo e garantiu que não é onça.
"Analisando as imagens, a gente percebeu que não se trata de onça-parda e sim de um quati que tem dentição parecida com cachorro e a moradora acabou confundindo os animais".