Cultura Paraná
Museu Oscar Niemeyer promove exposição inédita de obras de Poty Lazzarotto
O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura na próxima terça-feira (25), na Torre do Olho, a exposição do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998): “Poty, E...
18/10/2022 15h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura na próxima terça-feira (25), na Torre do Olho, a exposição do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998): “Poty, Entre Dois Mundos”, com obras inéditas. A curadoria é de Maria José Justino e a assistência de curadoria é de Juliane Fuganti.

A mostra, com 130 obras, é um recorte da maior coleção já doada à instituição, com aproximadamente 4,5 mil unidades, e inicia no MON um espaço contínuo de exposições deste importante artista.

A doação, generosamente feita pelo irmão de Poty, João Lazzarotto, trouxe ao Museu mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas.

Na ocasião da doação, João comentou que o gesto atendia ao desejo do artista. “Poty dizia que obra de arte é para o público olhar e queria que as suas ficassem aqui. Ele recusou pedidos de levar para Paris e para outros lugares. Curitiba era tudo para ele.” O irmão explicou que a família escolheu fazer a doação ao MON por ser um museu com as condições necessárias para abrigar, preservar e expor as obras.

Continua após a publicidade

“A partir de agora, um significativo recorte da Coleção Poty pode ser vista pelo público nesta mostra, que inicia no MON um espaço contínuo de exposições deste artista”, afirma a diretora-presidente Juliana Vosnika. Parte de suas obras também deverá ser levada ao interior do Estado, em mostras itinerantes, permitindo assim à instituição exercer sua importante função de democratizar a arte.

“A incorporação da coleção de Poty ao acervo do MON é um marco porque é a garantia de que a grande e expressiva obra do artista torna-se definitivamente patrimônio dos paranaenses”, afirmou Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura.

A EXPOSIÇÃO- A mostra reúne aproximadamente 130 obras. Segundo a curadoria, o público tem nesta exposição a oportunidade de perscrutar um Poty ambivalente: a experiência mística e a transgressiva, a contemplação e os sentidos, o amor divino e o carnal narrados por belas imagens.

A temática do sagrado é apresentada com uma diversidade de técnicas: desenho, gravura ponta-seca, água-forte, água-tinta, litografia, xilogravura, escultura e mural.

A exposição também traz ao público muitos desenhos, em boa parte inéditos, feitos pelo artista.

“Dono de um desenho primoroso e um gravador excepcional, Poty foi grande em muitos temas: o trabalhador (em especial, os ferroviários), a guerra, a cidade, a história (narrada, sobretudo, nos imensos murais a céu aberto), os indígenas (em 1967, Poty albergou-se no Parque Indígena do Xingu), os santos (em especial, São Francisco), as mulheres da família, as prostitutas e as cenas do cotidiano”, afirma Maria José. “Em todos, ele é ímpar”, diz a curadora.

SOBRE O MON- O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Exposição “Poty, Entre Dois Mundos”

A partir de 25 de outubro de 2022

Torre do Olho

Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba - Paraná

Curitiba – Paraná