Quinta, 18 de Abril de 2024
12°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Saúde Dor Crônica

Dia Mundial de Combate à Dor: 5 fatos a se considerar sobre dor crônica

Saiba mais sobre essa doença que afeta pelo menos 37% da população brasileira

16/10/2022 às 11h09
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A dor, no geral, é reconhecida como um sinal de alarme que nosso corpo envia para nos proteger. No entanto, quando se prolonga por três meses ou mais, a dor é considerada crônica e deixa de ser uma medida de defesa para se tornar uma doença que reduz a qualidade de vida dos pacientes (1), afetando seus bem-estar físico, psicológico e social (2).

No marco do Dia Mundial de Combate à Dor, o anestesiologista especialista em dor crônica e em cuidados paliativos, João Garcia, vice-presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), destaca alguns dados essenciais para entender a doença:

1) A dor crônica é uma doença em si

Recentemente, a dor crônica primária foi incluída na última versão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11).(3) Para o especialista, esse “é um passo muito grande dado pela medicina moderna para aumentar o bem-estar dos pacientes através de uma melhor formação nas universidades e do desenvolvimento de mais pesquisas”. 

2) É um dos principais motivos de consulta médica

Entre as causas mais comuns que levam um paciente com dor a consultar um especialista estão a osteoartrite, dores nas costas e dores de cabeça.(4) O contato inicial geralmente é feito com médicos da atenção primária e medicina interna, razão pela qual “é essencial que os profissionais dessas áreas tenham treinamento adequado para avaliar, diagnosticar, administrar e tratar a dor em tempo hábil”, diz o Dr. Garcia.

3) A dor crônica pode ser incapacitante

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o impacto da dor crônica é significativo, dado que uma a cada três pessoas perde a capacidade de realizar suas atividades diárias normalmente.(5) É o caso do médico peruano Yuri Echegaray, que, devido à dor crônica que o aflige há 30 anos, diminuiu suas habilidades motoras e o desempenho de atividades cotidianas, inclusive no trabalho. “A dor crônica nos joelhos me impediu de praticar esportes como fazia antes e, no trabalho, me fez adotar posições anormais que também me causaram dores na coluna”, conta.(6)

4) O acesso a seu tratamento é um direito humano

É o que afirma a Organização Mundial da Saúde(7). Alinhada à OMS, a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP, na sigla em inglês) determina que cada pessoa sente dor de maneira única e particular(8), e por isso é importante que a abordagem da doença seja personalizada e multidisciplinar, de acordo com as necessidades de cada paciente, para assegurar a melhora integral de sua saúde e um menor impacto na vida da pessoa.

5) Sua avaliação correta e oportuna é essencial para proporcionar alívio ao paciente

Uma vez que a complexidade dessa condição não pode ser vista, definida ou sentida pelo médico que a diagnostica, a avaliação da dor crônica requer uma história clínica completa e detalhada, exames clínicos minuciosos e o uso de escalas de autoavaliação da dor, como a Escala Visual Analógica (EVA).(9) Isso permitirá ao especialista estimar a intensidade da dor descrita pelo paciente para fornecer um diagnóstico e tratamento adequados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h07 - Fonte: ClimaTempo
12°
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias