Justiça Paraná
Estado atualiza gestores municipais sobre metodologias e metas do Nossa Gente Paraná
A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) promoveu um encontro virtual com representantes dos 347 municípios atendidos pelo programa Noss...
14/10/2022 14h21
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) promoveu um encontro virtual com representantes dos 347 municípios atendidos pelo programa Nossa Gente Paraná nesta quinta-feira (13). Ele é uma referência nacional no processo de emancipação das famílias. Atualmente são 31.450 famílias incluídas.

"Esse é um programa vitorioso que leva melhores condição de vida para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Esse acompanhamento é muito importante tanto para os técnicos quanto para os atendidos. As formações dão a capacitação técnica necessária para que as equipes multidisciplinares possam melhorar a vida das pessoas", disse o secretário Rogério Carboni em mensagem gravada para a abertura do encontro.

O objetivo da conferência era fazer um balanço das capacitações presenciais regionalizadas, rever as metas para o acompanhamento familiar, atualizar as metodologias do programa a partir de uma nova Nota Técnica, e informar sobre a disponibilidade de R$ 29 milhões do Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA-PR), liberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca-PR), para o acompanhamento de famílias com gestantes e/ou crianças de 0 a 6 anos (Primeira Infância).

A coordenadora da Unidade Técnica de Programas, Projetos e Benefícios da Sejuf, Tamara Zazera, disse que essa conferência foi uma demanda que partiu dos próprios municípios. "No final dessas capacitações presenciais, a gente sentiu a necessidade de disponibilizar aos municípios uma nota técnica a respeito da metodologia de acompanhamento do programa e de alguns acordos que a gente fez a partir de agora com os municípios, especialmente uma nova meta de acompanhamento familiar, para que seja ainda mais efetivo", disse.

Continua após a publicidade

Participaram do encontro os gestores municipais da área de assistência social, coordenadores e técnicos dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), membros dos Comitês Municipais e Locais do Programa Nossa Gente Paraná, e os 24 Escritórios Regionais da Sejuf. "Tivemos uma participação massiva dos municípios e a gente, a partir de agora, consegue dar continuidade ao acompanhamento familiar, que tem sido bastante bem sucedido e que tem causado impacto na vida das famílias mais vulneráveis do Estado", completou Tamara.

A conferência pode ser conferida na íntegra neste link .