Homens armados não identificados disparam centenas de tiros contra a sede da prefeitura de San Miguel Totolapan no México nesta quarta-feira (5), cidade fica no estado de Guerrero, no sudoeste do país.
O atentado resultou na morte de 18 pessoas. O prefeito Conrado Mendoza, seu pai e ex-prefeito Juan Mendoza e pelo menos outras 16 autoridades locais. Segundo um comunicado do estado de Guerrero, outras duas pessoas também ficaram feridas.
O vice-ministro da Segurança, Ricardo Mejia, disse hoje que a violência é motivada por disputa entre as gangues rivais, La Familia Michoacana e Los Tequileros .
Os investigadores checam a divulgação de um vídeo onde a facção criminosa denominada 'Los Tequileros' aparece supostamente reivindicando a responsabilidade pelo atentado. Assista abaixo:
O jornal mexicano El Universal relatou anteriormente que os atiradores pareciam ter realizado uma série coordenada de ataques dentro do prédio com o objetivo de matar o prefeito.
Anteriormente, autoridades mexicanas haviam declarado que o grupo Los Tequileros não existia mais, porém, as gravações que circularam no Twitter e no Facebook marcariam o retorno do referido grupo criminoso. Jornais também divulgaram que no dia do ataque o grupo montou bloqueios na cidade e incendiaram um veículo.
O Partido da Revolução Democrática (PRD), ao qual o prefeito era membro, condenou o assassinato de Conrado Mendoza Almeda, que ele qualificou como covarde, exigindo justiça das autoridades.
Enquanto isso, no estado central de Morelos, a deputada estadual Gabriela Marin foi morta a tiros e seu guarda-costas ferido do lado de fora de uma farmácia também quarta-feira.