Terça, 26 de Agosto de 2025
12°C 15°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Startups cariocas criam solução de Inteligência Artificial pra pequenos lojistas

As startups cariocas No!box Marketing Lab e River data se unem para desenvolver solução para pequenos negócios que combina inteligência artificial ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Dino
28/09/2022 às 17h10
Startups cariocas criam solução de Inteligência Artificial pra pequenos lojistas
Foto: Reprodução

O reflexo da pandemia e novos hábitos aceleraram o crescimento mundial das vendas online, e mesmo após a retomada das operações presenciais, tudo indica que o crescimento se manterá. Segundo o estudo realizado pela eMarketer, empresa de pesquisa de mercado, em 2020 apenas 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras online. Em 2022, a expectativa é de que esse número atinja os 21% e totalize US$ 5,5 trilhões no mundo todo.

Embora o crescimento das vendas online seja uma constante, foi revelado pela pesquisa “CX Trend 2022”, que ouviu 2.109 pessoas, que 42% dos consumidores que compraram algum produto pela internet, optaram por retirá-lo na loja física, ou seja, escolheram um modelo de compra híbrido, que mistura o online e offline.

Analisando o novo cenário, duas startups cariocas se uniram para criar uma solução que usa inteligência artificial para coletar e monitorar dados de tráfego nas lojas físicas e canais digitais. “Percebemos que existia uma lacuna que precisava ser preenchida em termos de análise, pois os indicadores de resultado que as plataformas de anúncios exibem não nos indicavam o volume de pessoas que visitaram a loja física impactadas pelas campanhas de marketing realizadas no ambiente digital", explica Priscila Calegaro, especialista em experiência digitais e CEO da No!box Marketing Lab.

"Para conseguirmos os dados de movimentação na loja física, desenvolvemos um sensor que usa inteligência artificial para coletar e cruzar dados de canais físicos com os indicadores de resultado que as plataformas de anúncio entregam", informa Cláudio Júnior, CEO da River data. A proprietária da Maria Júlia estonados, onde o sensor foi implantado, já tinha operação presencial há mais 15 anos, mas aderiu recentemente às vendas online.

A lojista afirma que foi motivada por suas clientes a ter um e-commerce e que experiência está sendo um desafio transformador, pois agora possui duas operações, "mas os clientes têm que sentir que tanto na loja física quanto na loja online a minha marca oferece a mesma experiência", diz Maria Júlia. "Num processo de transformação digital, a tecnologia é meio e não o fim. O cliente tem que estar sempre no centro de todas as decisões de negócio da marca", comenta a especialista Priscila Calegaro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
13°
Tempo nublado
Mín. 12° Máx. 15°
13° Sensação
1.69 km/h Vento
98% Umidade
100% (22.79mm) Chance chuva
06h46 Nascer do sol
18h16 Pôr do sol
Quarta
23° 11°
Quinta
22° 11°
Sexta
25° 14°
Sábado
27° 16°
Domingo
28° 17°
Economia
Dólar
R$ 5,42 +0,14%
Euro
R$ 6,31 +0,40%
Peso Argentino
R$ 0,00 +2,70%
Bitcoin
R$ 630,020,16 +0,02%
Ibovespa
138,009,64 pts -0.01%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias