Internacional Diamante
Diamante de 131 quilates encontrado no nordeste de Angola
A Companhia Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) anunciou hoje a descoberta de uma pedra preciosa de 131 quilates na mina do Lulo, localizada no nordeste do país.
21/09/2022 18h25
Por: Redação Fonte: África21Digital

Trata-se de um diamante branco tipo 2-A, número 29 com mais de 100 quilates extraídos no Lulo desde o início das operações e o quarto de grande dimensão encontrado nessa mina até agora, informou a empresa em comunicado.

A descoberta do exemplar de 131 quilates ocorreu no dia 13 de setembro no bloco 19 do Lulo, ou seja, na mesma demarcação onde no início do mês encontraram um de 160 quilates, especificou a Endiama.

A mina aluvial está localizada no município de Capenda Camulemba, na província da Lunda Norte, e a sua exploração é assegurada pela Sociedade Mineira do Lulo, constituída pelas empresas angolanas Endiama EP (32 por cento) e Rosas & Pétalas (28%) e a multinacional australiana Lucapa Diamod (40%).

Continua após a publicidade

Citado no comunicado de imprensa, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, considerou que a notícia confirma as reais possibilidades de colocar Angola, num futuro próximo, entre os maiores produtores mundiais de diamantes.