A Santo Brownie levou o primeiro lugar no “Concurso Gastronômico Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50+50”, em Umuarama, região noroeste do Paraná, com a sobremesa cheesecake com brownie e maracujá. O resultado veio após o desafio de criar pratos, doces ou salgados, com algum dos ingredientes pré-selecionados: carne bovina, mandioca ou maracujá, que representam sabores regionais.
A iniciativa é do Rally dos Sertões que, em parceria com o Sebrae, teve o objetivo de fomentar os pequenos negócios locais, a fim de valorizar a cultura gastronômica dos 14 municípios que formam a rota da prova automobilística.
Em Umuarama, seis participantes do concurso somaram 726 votos únicos de consumidores, que votaram no prato favorito por meio de QR Code, disponibilizado nos estabelecimentos. No Brasil, 167 restaurantes se inscreveram, recebendo mais de 11 mil votos.
Empreendedora na Santo Brownie, Franciely Mendonça foi responsável pela criação do prato ganhador. Na sobremesa, o brownie vai na base do cheesecake de maracujá. De acordo com ela, o negócio atende a maior parte dos clientes no delivery, mas o concurso levou mais clientes até a loja, que vai manter o doce no cardápio.
“Fomos convidados pelo Sebrae a participar desse desafio junto ao Sertões, então decidimos inovar nas nossas opções. A ideia foi proporcionar a sensação de afeto, de abraço no consumidor. Deu certo. Fiquei emocionada, por crer que o resultado é fruto de trabalho e, também, de fé”, comemora Franciely.
Para a consultora do Sebrae Paraná, Jane Panaro, o concurso cumpriu o objetivo de fortalecer as economias locais e de divulgar a gastronomia criativa dos pequenos negócios.
“Agradecemos aos chefs que participaram, utilizando insumos que representam os sabores da nossa região. É uma vitória para a gastronomia do interior do nosso País, que mostra sua culinária rica e diversa”, comenta Jane.
A diretora executiva do Sertões, Leonora Guedes, ressalta que o Brasil é o pano de fundo da competição, por isso é importante destacar o turismo, que tem a gastronomia como um dos aspectos importantes.
“A ideia do concurso é escolher qual prato representa melhor cada cidade e fomentar a economia local. Não faz sentido a gente passar por essas cidades e só levantar poeira. Queremos deixar um legado”, frisa Leonora.
Finalistas
As outras duas empresas finalistas do concurso também utilizaram maracujá. A Dudu Lanches, do empreendedor Alan Elder Skiba, concorreu com o cone pão da terra, receita salgada com carne, mandioca e molho de maracujá, unindo os três insumos propostos pela organização. A Le Petit Chéri, da chef Íris Lamberti Ziober, foi classificada para a final com um choux cream de maracujá, releitura de um doce típico japonês.