A China planeja ter mais de 15% de sua população cientificamente alfabetizada até 2025, de acordo com um novo plano nacional de popularização para a ciência e a tecnologia.
Divulgado na terça-feira, o plano estabelece que a meta de 2025 será 5 pontos percentuais mais alta do que a registrada em 2020. A proporção de cidadãos chineses cientificamente alfabetizados era de 10,56% em 2020, superando a meta de 10% estabelecida no 13º Plano Quinquenal do país (2016-2020).
A alfabetização científica refere-se ao espírito de aspiração científica, ao conhecimento da ciência básica e dos métodos científicos e à capacidade de aplicá-los na análise e na resolução de problemas.
Nos próximos anos, a China intensificará ainda mais os esforços para desenvolver um mecanismo de investimento diversificado e estabelecer mais bases educacionais para a popularização da ciência, de acordo com o plano, compilado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia.