Sábado, 20 de Abril de 2024
12°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Internacional Rebeldes Mali

Rebeldes fundamentalistas controlam 75 por cento do Mali, diz Anistia Internacional

Os grupos fundamentalistas islâmicos controlam cerca de 75 por cento do território maliano, com o ressurgimento da violência extremista, segundo Alioune Tine, da Amnistia Internacional.

16/08/2022 às 19h12
Por: Redação Fonte: África21Digital
Compartilhe:
MARCO DORMINO/ONU/ARQ
MARCO DORMINO/ONU/ARQ

Num comunicado de imprensa publicado hoje (16), as Nações Unidas anunciam que Alioune Tine, que chefiou o departamento da África Ocidental e Central da Amnistia Internacional, esteve recentemente 10 dias no Mali e as conclusões a que chegou, além do aumento da actividade fundamentalista, são que o país regista uma “rápida deterioração da situação dos direitos humanos”.

“Alioune Tine destacou o ressurgimento e a frequência de ataques e violências cometidos por grupos extremistas que actuam no norte do país, no centro e nos arredores da capital Bamaco. Esses grupos controlam 75% do território”, refere expressamente o comunicado de imprensa.

Durante a visita ao Mali, Alioune Tine reuniu-se com as autoridades malianas, sociedade civil e associações de vítimas, organizações não-governamentais, diplomatas e agências das Nações Unidas.

Alioune Tine, que apresentará o seu relatório anual ao Conselho de Direitos Humanos em Março de 2023, considera que a situação de segurança e direitos humanos se deteriorou de forma alarmante desde Março de 2022.

“De acordo com a Missão de Paz das Nações Unidas no Mali (Minusma), foram mais de 1,3 mil violações e abusos de 01 de Janeiro a 30 de Junho, um aumento de cerca de 47% em relação ao ano anterior”, acentua o comunicado.

Segundo Tine, os grupos extremistas armados “continuam a ser os principais autores de violações e abusos de direitos humanos no Mali, mas o alto número de violações atribuídas às forças de defesa e segurança malianas é muito preocupante”.

O relator citou “fontes confiáveis” destacando que foram cometidas violações pelas forças de segurança malianas, acompanhadas por militares estrangeiros, embora as autoridades malianas continuem a negar relatos sobre operações militares conjuntas das suas forças de segurança e de contratados por uma empresa militar privada russa, que é identificada pelo Ocidente como tratando-se da Wagner.

Bamaco insiste que os cidadãos russos presentes no país são instrutores militares destacados no âmbito de uma cooperação bilateral, enuncia Tine, que acrescenta a este respeito: “independentemente do estatuto dos militares estrangeiros, o Mali deve, de acordo com as suas obrigações internacionais de direitos humanos, agir com a devida diligência para prevenir, investigar e punir violações e abusos de direitos humanos”.

Relativamente à liberdade de imprensa e de expressão, Alioune Tine disse ter ficado “chocado com o encolhimento contínuo do espaço cívico, incluindo a censura da imprensa e a autocensura de jornalistas e outros profissionais de imprensa e representantes da sociedade civil “por receio de represálias”.

Segundo o comunicado, Tine instou as autoridades malianas a permitirem o acesso às organizações e instituições nacionais e internacionais às áreas onde foram cometidas violações e abusos de direitos humanos, “para que possam investigar e denunciar situações de forma independente”.

O especialista também defende que o Mali deve garantir que as vítimas recebam reparações justas e efetivas pelos danos que sofreram e pediu às autoridades de transição do Mali e aos parceiros internacionais que “reajustem urgentemente as respostas e estratégias de segurança que falharam em proteger efetivamente as populações civis e seus direitos humanos fundamentais”.

Uma nota positiva é atribuída ao processo em curso “para restaurar a ordem constitucional no Mali e aplicar o Acordo de Paz e Reconciliação de 2015”.

A junta militar ascendeu ao poder em Bamaco na sequência do golpe de Estado de 2020.

Alioune Tine destacou que o caminho para o regresso à ordem constitucional nesse país inclui a promulgação de uma nova lei eleitoral e o estabelecimento de uma comissão de redação da Constituição em junho de 2022.

Durante uma reunião para decidir sobre aspetos do acordo de paz realizado em Agosto de 2022, chegou-se a um consenso sobre a integração de 26 mil ex-combatentes nas Forças Armadas e nos serviços do Estado.

No entanto, Tine alertou que o Mali enfrenta sérios desafios de segurança, pelo que recomenda que as autoridades malianas, a comunidade africana e a comunidade internacional “mantenham um diálogo construtivo para garantir a estabilidade e segurança do Mali, fortalecer os esforços para proteger a população civil e evitar o isolamento do país”, além de insistir na urgência de apoiar a restauração da autoridade do Estado em todo o Mali.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 23h07 - Fonte: ClimaTempo
12°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias