Quinta, 28 de Março de 2024
20°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Educação Educação

33ª RBA acontece de 28 de agosto a 3 de setembro

Evento de Antropologia Brasileira será online em parceria com a UFPR e reunirá inúmeros pesquisadores da América Latina, América do Norte, Europa ...

16/08/2022 às 10h35
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Às vésperas do bicentenário da Independência política do Brasil, a entidade mais antiga das Ciências Sociais do país – Associação Brasileira de Antropologia (ABA) realiza a 33ª edição da Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). O evento acontece de 28 de agosto a 3 de setembro, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Neste ano, o evento será online e reunirá cerca de 2 mil pesquisadores/ pesquisadoras da Antropologia e área afins oriundos da América Latina, América do Norte, Europa e África. A programação conta com 78 grupos de trabalhos, 32 simpósios especiais, rodas de conversa e 55 mesas redondas, 4 conferências, além de exposições fotográficas, mostras de filmes, lançamentos de 60 livros, oficinas e diversas premiações.

“A 33ª RBA, agora em final de agosto, é um evento de primeira grandeza para a Antropologia. Nesses tempos em que os direitos básicos de todos estão ameaçados, em nossos encontros (simpósios, conferências, mesas-redondas e Grupos de Trabalho) vamos refletir, questionar e pensar sobre os desafios e dilemas da atualidade”, explica a presidente da instituição, Patricia Birman. Segundo ela, a iniciativa a permite à comunidade antropológica reafirmar seus compromissos com os direitos dos povos indígenas, com as populações das periferias, com as comunidades quilombolas, LGBTQI+ e de favelas. São encontros que efetivarão trocas de experiências e de saberes”, complementa. “Devido à relevância social, convidamos todos a juntar-se a nós nesse desafio: garantir diretos e fazer antropologia em tempos extremos!”, finaliza.  

Na mesma linha de pensamento, o coordenador da Comissão Organizadora da 33ª RBA e professor da UFPR João Rickli expõe que as centenas de atividades trazidas nessa edição da reunião vão trazer um quadro dos rumos do pensamento antropológico nestes tempos extremos. “Teremos reflexões importantes neste momento grave que nosso país vive. Vamos juntos repensar quem somos como nação, os problemas não superados e agravados nos últimos tempos; e claro, falaremos sobre janelas de esperança que podem ser abertas”, destaca.       

Programação para todos na 33ª RBA

O público externo ao evento poderá acompanhar pelo canal da ABA no YouTube alguns debates e conferências específicos, assim como as exibições de filmes com cerimônia de entrega do Prêmio Pierre Verger. A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 20h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias