Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Cultura Livros

No Bicentenário da Independência, livro detalha como o Brasil deixou de ser colônia

Obra reúne artigos de pesquisadores renomados com reflexões críticas e analíticas sobre o processo de separação de Portugal

15/08/2022 às 18h26
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Celebrado em 2022, o Bicentenário da Independência do Brasil incita comemorações e também o resgate histórico do processo de separação de Portugal. Neste sentido, a editora Almedina Brasil lança E Deixou de Ser Colônia, obra coletiva organizada pelo historiador João Paulo Pimenta.

A novidade reúne artigos assinados por doutores em história e oferece uma síntese factual com enfoque analítico rigoroso sobre os acontecimentos que levaram à independência e suas consequências. Este trabalho, porém, é feito de forma fluída e educativa sem deixar de cativar o leitor.

Dentre os temas abordados no livro estão a crise do Antigo Regime, a relação entre os povos indígenas e o processo de independência, a situação dos negros escravizados no Brasil Império, a receptividade da imprensa para as pautas republicanas e outros tópicos importantes para contextualizar as particularidades da época.

O organizador da obra, João Paulo Pimenta, é doutor em História e professor do Departamento de História da USP desde 2004. É, ainda, especialista na História do Brasil e da América dos séculos XVIII e XIX e nos processos de independência e construção dos estados nacionais americanos.

E deixou de ser colônia é leitura indicada para estudantes, historiadores e apaixonados pelo tema. O livro representa uma oportunidade de profunda reflexão sobre um marco histórico que influenciou transformações econômicas, sociais e repercute até hoje na realidade do país.

Ficha técnica

Livro: E deixou de ser colôniaOrganizador: João Paulo PimentaEditora: Almedina BrasilISBN: 978856293887Páginas: 422Formato: 23.00cm x 16.00cmPreço: R$ 119,20Onde encontrar: Almedina Brasil Amazon

Sobre os autores

João Paulo Pimenta (organizador): doutor em História e professor do Departamento de História da USP desde 2004.

Alain El Youssef: doutor (2019) em História Social pela Universidade de São Paulo.

Ana Rosa Cloclet Da Silva: doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2007).

Andréa Slemian: doutora em História pela Universidade de São Paulo (2006).

Cecília Helena L. De Salles Oliveira: doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

Eduardo Silva Ramos: é doutor em História Econômica pela mesma instituição.

Fernanda Sposito: doutora em História pela Universidade de São Paulo.

Juliana Gesuelli Meirelles: doutora em História Política pela Universidade Estadual de Campinas.

Marcelo Cheche Galves: doutor em História pela Universidade Federal

Fluminense.

Marisa Saenz Leme: professora do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista, em Franca.

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Para mais informações, entre em contato:

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

WhatsApp - (11) 99875-3676

Misael Freitas | misael@lcagencia.com.brAmanda Neris | amanda@lcagencia.com.br Sandra Roza | sandra@lcagencia.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias