Após denúncia, a Polícia Civil de Barbosa Ferraz fez na tarde dessa sexta-feira 12 de agosto, a apreensão de pelo menos 7,5 toneladas de fertilizantes que estavam em um estabelecimento comercial, mas atua em outro ramo. Além disso, o produto estava adulterado. A apreensão aconteceu na área central da cidade. Um comerciante foi preso.
As investigações iniciaram após troca de informações com a empresa Yara Brasil Fertilizantes, de Cambé, que informou sobre um estabelecimento comercial de Corumbataí do Sul vendendo sacos de fertilizantes em local não autorizado pela marca.
Com base na denúncia a Polícia Civil deslocou à empresa encontrando o produto. O proprietário do local disse que havia adquirido o fertilizante de uma empresa da cidade de Pinhão. Ele admitiu que recebeu o fertilizante para tentar vender na região.
Uma representante da empresa Yara Brasil acompanhou as diligências e ao vistoriar os produtos constatou que as embalagens eram falsas e o fertilizante não era original da empresa. Segundo ele, nos últimos meses houve registro de furtos ou desvio de carga em algumas regiões do estado.
A Polícia Civil de Guarapuava esteve na cidade de Pinhão onde localizou o depósito com uma grande quantidade de fertilizantes nas mesmas condições. Nesse local o produto era adulterado e repassado para a empresa de Corumbataí do Sul.
O proprietário do estabelecimento comercial, que atua no ramo de material de construção em Corumbataí, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barbosa Ferraz. De acordo com a polícia, cargas de fertilizantes estavam sendo desviadas por uma organização criminosa, as quais justificavam os fatos mediante a falsa comunicação de roubos, direcionando os produtos a cidade de Pinhão, onde eram adulterados e reembalados com sacos e etiquetas falsas da empresa Yara Fertilizantes.
Após o processo, eram reinseridos no mercado. O motorista que carregou a carga em Pinhão e a trouxe até Corumbataí do Sul, também foi intimado pela Polícia Civil.