A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) lançou um alerta à população sobre um novo golpe que imita cobranças de dívidas.
De acordo com a associação, os golpistas enviam uma intimação de protesto para as vítimas. O documento indica que a pessoa está com dívidas a serem pagas.
O falso documento simula selos do governo federal, traz informações falsas de leis e dados pessoais da vítima.
Além disso, segundo a Anoreg/PR, os estelionatários emitem boletos que devem ser pagos via Pix. O pagamento é encaminhado a uma empresa falsa.
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná orienta que os cartórios de protesto são entidades municipais com vínculo estadual, portanto não existem cartórios federais com este objetivo.
Ricardo Alexandre Costa, diretor comercial e marketing do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil/PR (IEPTB/PR), indica que quem receber a suposta intimação deve confirmar a veracidade do documento por meio de fontes oficiais.
Costa orienta que por meio do site Pesquisa Protesto é possível fazer a consulta gratuitamente e de maneira segura.
Além disso, o diretor reforça que a pessoa deve ter cuidado com os dados indicados na suposta intimação recebida.
"Nunca entre no site indicado na intimação, nem no número constante na intimação. Geralmente tudo isso já faz parte do golpe", explica.
Segundo o diretor, aqueles que caíram no golpe devem procurar a polícia para registrar a ocorrência como estelionato.
"Outra dica é procurar um advogado de confiança, visando uma varredura no judiciário e repartições públicas. Como os falsários estão em posse dos dados, muito provavelmente serão utilizados para outras coisas, inclusive compras em comércio, abertura de cartão de crédito, compras pela internet. Então é bom a pessoa estar antenada", afirma Costa.
Por fim, o diretor reforça a importância do registro e publicização das tentativas de golpe, a fim de reduzir as ações dos golpistas.
"A pessoa vítima de estelionato pode ficar receosa, mas a materialização de denuncia alerta os demais usuários e isso minimiza a ação dos golpistas", orienta o diretor.