A parceria entre o Grupo Editorial Edipro e a Profa. Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva, tradutora responsável pela coleção, historiadora, mestre em História Econômica, doutora em História Social (USP), Pós-Doutora em Letras Clássicas (USP), Professora Colaboradora e Líder do Grupo Cnpq Labham/Ufpi.
“Esta edição das Histórias está dividida em nove volumes, um para cada livro da obra herodotiana, com notas explicativas que contemplam várias áreas do conhecimento.”, detalha a professora Maria Aparecida sobre o processo de tradução dos livros.
Cada um dos livros desta coleção é dedicado a uma musa grega, divisão estabelecida pelos exegetas à época helenística. Desta vez, no volume VI, a homenageada é Érato, musa da poesia romântica. No lançamento Livro VI – Érato das Histórias, o geógrafo e historiador heleno Heródoto de Halicarnasso continua a narrar a Revolta da Iônia em seus últimos acontecimentos: a dominação persa nas ilhas do Mar Egeu, além de traçar um panorama político e social das principais cidades de seu tempo: Atenas e Esparta.
O Livro VII - Polímnia, que trata da continuação desta narrativa, será publicado ainda no primeiro semestre de 2023. Quanto aos dois últimos volumes da Coleção Heródoto, Livro VIII - Urânia e Livro IX - Calíope, serão lançados pela Edipro até o final de 2025. Assim como as versões anteriores, o sexto livro traz acabamento em capa dura, textos e notas explicativas da tradutora.
Ficha Técnica:Amazon
Editora: Edipro Assunto: História ISBN: 9786556600833 Edição: 1ª edição, 2022 Acabamento: capa dura Número de páginas: 192 Preço: R$ 79,00 Link de compra:Outros livros da coleção:
Histórias – Livro I – Clio Histórias – Livro II – Euterpe Histórias – Livro III – Talia Histórias – Livro IV – Melpômene Histórias – Livro V – TerpsícoreSinopse: Considerado o primeiro registro de uma narrativa histórica, a obra de Heródoto de Halicarnasso encanta seus leitores desde a Antiguidade, o Livro VI – Érato, das Histórias trata dos últimos episódios da Revolta da Iônia, quando os persas partem em direção à Península Ática para conquistar Atenas e seu entorno. Desse modo, Heródoto narra a Primeira Guerra Persa, mas não se detém apenas aos acontecimentos relativos à guerra entre helenos e persas, mas também se dedica a traçar um panorama político, social e cultural das duas maiores cidades de então: Atenas e Esparta.
Sobre o autor: Geógrafo e historiador heleno, considerado o continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C., mas há dúvidas a respeito da cidade em que nasceu. Alguns historiadores grafam em língua helênica Halicarnasso e outros, Túrio. Heródoto manteve contato com o poeta trágico Sófocles, além de ter convivido com outros expoentes da produção literária e cultural de seu tempo. Por influência da política expansionista de Péricles, que defendia a disseminação de uma cultura pan-helênica, Heródoto teria aceitado participar de uma expedição de colonização e fundação da cidade de Túrio, em 443 a.C., onde teria redigido os livros de suas Histórias. Heródoto também realizou viagens para conhecer o mundo, adquirir conhecimento e sabedoria, partindo para a região do Mar Negro, conhecendo a Cítia, o Egito, a Babilônia, Cirene e vários territórios da Ásia Menor.
Sobre a tradutora: Maria Aparecida de Oliveira Silva é graduada em História, mestre em História Econômica e doutora em História Social (USP). Também é pós-doutora em Estudos Literários (UNESP) e pós-doutora em Letras Clássicas (USP). Professora Colaboradora e Líder do Grupo Cnpq Labham/Ufpi.