Dois servidores da área da Saúde, do município de Peabiru – um estagiário e um farmacêutico concursado – gravaram um vídeo zombando de pacientes idosos enquanto aguardavam atendimento em uma fila da farmácia do município para pegar medicamentos de uso contínuo. O estagiário foi afastado pela prefeitura, enquanto o farmacêutico responderá a um procedimento administrativo.
O vídeo ridicularizando os pacientes foi publicado nas redes sociais pelo estagiário. A intenção era apenas que amigos mais próximos pudessem ver a gravação. Porém o material acabou sendo compartilhado por um grande número de pessoas e viralizou nas redes.
Moradores que tiveram acesso ao material ficaram revoltados com a falta de respeito do servidor. No vídeo postado ele afirma: “Tomando um solzinho, aqui. Deixando os velhos na fila esperando. E é isso”. O farmacêutico, em vez de repreender o ato, ainda riu da situação. Ele também aparece na gravação. O caso veio à tona nesta semana.
O município, após tomar conhecimento do caso, informou em nota que a ‘Secretaria de Saúde de Peabiru não tinha conhecimento dos fatos, que só teve ciência através da imprensa e que jamais aprova a atitude dos servidores apresentada no vídeo’.
Ainda conforme a prefeitura, já estão sendo tomadas as providências cabíveis para o caso e que o estagiário zombeteiro já foi afastado e terá o contrato de trabalho rescindido. “Quanto ao outro servidor será instaurado processo administrativo para apurar os fatos e para as punições cabíveis”, disse.