Uma escola suspendeu as aulas por causa de uma infestação de escorpiões-amarelos que foi encontrada em um terreno nas proximidades da instituição, que fica em Alto Piquiri, na região noroeste do Paraná. Os estudantes foram dispensados na quinta-feira (30) e esta sexta-feira (1º).
De acordo com a direção da Escola Municipal Luiz Sibirino de Moura, a Vigilância Sanitária está fazendo uma ação na região para a captura dos escorpiões.
Mais de 200 escorpiões são encontrados em casa após morador ser picado, em Mariluz
Segundo a escola, a Vigilância Sanitária recebeu informações sobre a infestação e encontrou os animais peçonhentos em um depósito de materiais de construção.
Por precaução, as aulas precisaram ser suspensas. As atividades devem ser retomadas na segunda-feira (4).
Os escorpiões-amarelos são considerados perigosos por causa da intensidade do envenenamento durante a picada, que pode levar à morte.
Além dos cuidados médicos, quando uma pessoa é picada, a Vigilância Sanitária do município é informada e faz uma varredura para ver se há mais escorpiões nas proximidades do local do acidente.
A orientação é de que, mesmo que ninguém seja picado, moradores que encontrarem o animal devem informar a prefeitura para que seja feita uma avaliação do local.
Segundo os especialistas, o animal gosta de ambientes escuros e úmidos, onde tem comida e água, como entulhos de material de construção, montes de folhas secas, entre outros. Por isso, as pessoas devem manter terrenos sempre limpos.