Brasil Caoa Chery
Justiça suspende 580 demissões na Caoa Chery após pedido de sindicato
Decisão em caráter liminar determina que montadora restabeleça contratos de trabalho sob pena de multa diária de R$ 50 mil
29/05/2022 15h35
Por: Redação Fonte: https://economia.ig.com.br/2022-05-29/sp-justica-suspende-580-demissoes-caoa-chery-pedido-sindicato-metalurgicos.html

A Justiça do Trabalho determinou em caráter liminar a suspensão das 580 demissões anunciadas pela Caoa Chery no município de Jacareí, em São Paulo . A decisão atende a um pedido feito pelo sindicato dos Metalúrgicos.

O juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, estipulou um prazo de cinco dias para a empresa restabelecer os contratos de trabalho dos funcionários. Caso desrespeite, a montadora terá de pagar R$ 50 mil em multa diárias.

"Deverão ser imediatamente restabelecidos os contratos de trabalho abrangidos por esta decisão, com efeitos retroativos à data de dispensa, bem como restabelecidas as obrigações contratuais pertinentes", escreveu o magistrado.

A Caoa Chery anunciou no início do mês que vai a interromper a produção de veículos na fábrica de Jacareí , sua principal instalação no país. Segundo a montadora chinesa, a medida serve para adaptar a unidade à produção de carros híbridos e elétricos até 2023.

Continua após a publicidade

De acordo com o sindicato, os trabalhadores foram informados da dispensa por e-mail e telegramas. Desde então, a entidade tenta negociar com a empresa. A montadora sugeriu o pagamento de 7 a 15 salários nominais a título de indenização, mas a proposta foi recusada.

O sindicato tem proposto um layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) de cinco meses com estabilidade e salários integrais. Também foi aprovada uma campanha política cobrando do poder público medidas que evitem o fechamento da fábrica e preservem os postos de trabalho.

A categoria chegou a protestar em campanha contra a paralisação da unidade. Funcionários ocuparam parte da empresa e realizaram uma manifestação em frente ao Consulado da China, em São Paulo.