Sexta, 26 de Abril de 2024
23°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Internacional Armas biológicas

ONU não tem mandato para analisar ações de membros da convenção de armas biológicas, diz porta-voz

O Secretariado das Nações Unidas não tem atribuição para analisar as atividades dos Estados-membros da Convenção de Armas Biológicas (BWC, na sigla em inglês) de 1972, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarrick a repórteres na sexta-feira (27).

28/05/2022 às 13h27
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/20220528/onu-nao-tem-mandato-para-analisar-acoes-de-membros-da-convencao-de-armas-biologicas-diz-porta-voz-22829278.html
Compartilhe:
© AP Photo / Florian Schroetter
© AP Photo / Florian Schroetter
Ela declarou isso quando questionada sobre as alegações da Rússia de que os Estados Unidos e a Ucrânia não notificaram as Nações Unidas sobre suas atividades biológicas.
“A Secretaria não tem o mandato para analisar o conteúdo”, disse Dujarrick. Nesta sexta-feira (27), o Ministério da Defesa da Rússia publicou um documento de 2017 do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em inglês), que observou o avanço da ameaça epidemiológica do programa biológico-militar dos EUA na Ucrânia.
O comandante das Forças de Proteção Nuclear, Biológica e Química da Rússia, tenente-general Igor Kirillov, disse que Washington e Kiev não indicaram em seus relatórios às Nações Unidas sobre as pesquisas biológicas nas quais estão envolvidas em um trabalho conjunto.
Dujarrick disse que o sistema de Medidas de Fortalecimento da Confiança (CBM, na sigla em inglês) da BWC exige que todas as partes forneçam informações sobre certas atividades e instalações relevantes anualmente.
"Os tipos de atividades e instalações sobre as quais as informações devem ser fornecidas estão claramente descritas nos formulários de CBM e as atividades e instalações que não estão fora dessas especificações não precisam ser relatadas", disse Dujarric. A Ucrânia e os Estados Unidos disponibilizam publicamente seus relatórios anuais de CBM, acrescentou ele.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias