Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Geral Funarte

Livro ‘Panorama da ópera no Brasil’ é lançado pela Funarte

Obra é direcionada à ampla difusão do gênero e conta a sua história no País para o público não especializado

27/05/2022 às 13h50
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:

No dia 25 de maio, a Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou o livroPanorama da ópera no Brasil, no Teatro Dulcina, Centro do Rio de Janeiro. A obra conta a história desse gênero musical, desde seus primórdios na era colonial do País, até o século XX. Com linguagem acessível, especialmente direcionada ao público não especializado, a publicação conta com texto e pesquisa do jornalista Cláudio Figueiredo e organização, pesquisa e seleção de imagens da pesquisadora Nubia Melhem Santos.

O lançamento incluiu a apresentação de uma “cortina lírica” (ou “concerto lírico”), formato no qual os cantores se alternam e em alguns momentos, atuam juntos. A soprano Sophia Dornellas, o tenor Guilherme Moreira e pianista Priscila Bomfim apresentaram trechos de óperas consagradas. O espetáculo integrou a Mostra Bossa Criativa – ação da Funarte em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluída no Programa Arte de Toda Gente.

Cerca de setenta pessoas prestigiaram a noite de autógrafos – de público em geral a gestores, servidores e colaboradores da Funarte.

Agradeço à Fundação por ter aberto sua estrutura e ter-se empenhado na edição desse livro – sobre um assunto tão importante e subestimado na história cultural brasileira”, comentou Cláudio Figueiredo. “Talvez não encontrássemos o mesmo acolhimento numa editora comercial. Isso é mais uma prova de um dos papéis significativos da Funarte: abordar aspectos da nossa cultura que não são tão lembrados – mas que, nem por isso, são menos relevantes”, acrescentou.

Nubia Melhem Santos, também agradecendo à Funarte, declarou: “Foi um sucesso, porque fizemos esse trabalho num período muito difícil: o de confinamento [devido à pandemia de covid19]. Tanto, que só nos conhecíamos de modo virtual e só hoje viemos a nos conhecer presencialmente. Espero que o livro alcance muitos leitores. Porque ele possui a característica de poder atingir pessoas que não têm nem interesse específico em ópera, mas que podem gostar de conhecer as histórias, os costumes, os teatros do gênero no Brasil e outros elementos. Enfim, estou colocando fé nisso. Obrigada, Funarte!”.

Uma das obras do repertório do concerto foi composta pelo Presidente da Academia Brasileira de Música (ABM) e diretor da Sala Cecília Meireles – da Funarj/Secec - RJ* – João Guilheme Ripper, também regente de orquestra e professor. Presente ao lançamento, ele declarou: “Quero parabenizar e agradecer à Funarte pelas atividades que tem realizado no Teatro Dulcina; por trazer de volta esse espaço importantísimo para o circuito cultural da do Rio de Janeiro. Com certeza, ele está sendo ocupado com grandes apresentações musicais”.

A programação musical incluiu ainda composições operísticas de nomes como Mozart, Gaetano Donizetti; Tim Rescala e outros. A curadoria do Programa Arte de Toda Gente é da Escola de Música da UFRJ.

SobrePanorama da ópera no Brasil

Por meio da nova edição, a partir de agora, quem não conhece ópera ou conhece pouco poderá se aprofundar nesse gênero cênico-musical. Com 288 páginas fartamente ilustradas e prefácio é do historiador Paulo Knauss, o volume relata como ocorreu a difusão da modalidade artística no País, desde seus primórdios na era colonial até o século XX.

Ao traçar o panorama, mostrando como a Nação absorveu e transformou uma forma de arte eminentemente europeia, o livro descreve que tipo de público assistia às óperas; quem as interpretava; como eram os teatros onde havia as apresentações; e quais a função e o papel simbólico dessas casas de espetáculo nas cidades brasileiras. O leitor vai descobrir o que significava ir ao teatro para assistir a uma ópera no Brasil do século XVIII e do século XIX e o que mudou nos hábitos e nas expectativas das plateias ao longo dos séculos.

A obra também traz diversas curiosidades, não se atendo somente aos personagens do mundo do teatro e da música – como Antônio José da Silva (o Judeu), o padre José Maurício, a cantora negra Joaquina Lapinha e os compositores Carlos Gomes e Villa-Lobos. Também apresenta nomes como os do inconfidente Cláudio Manuel da Costa, do pintor Debret, do poeta Gonçalves Dias, além de Pedro II e Machado de Assis.

Com cerca de cem ilustrações – entre fotografias, pinturas e gravuras –, a publicação aborda desde as primeiras encenações públicas nas ruas das cidades até os anos 2000. Há desde imagens de personalidades relacionadas à opera e monumentos históricos até projetos de cenários e cortinas (panos de boca) – a exemplo do Real Theatro de São João (atual Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro), pintado pelo artista francês Jean-Baptiste Debret.

Os autores escolheram, mais do que o aspecto musicológico, abordar a interação da ópera com outros aspectos da vida brasileira, como arquitetura, urbanismo, costumes, crítica, teatro, jornalismo e política. Desse modo, a edição aponta para aspectos menos conhecidos da história, tais como a presença marcante dos afrodescendentes brasileiros no mundo musical do Brasil Colônia; a atração de personagens como D. João VI, Pedro I e a princesa Leopoldina pelo universo da ópera; e as disputas apaixonadas entre torcidas em torno de cantoras líricas rivais nos teatros do Brasil do século XIX — um conflito em que divergências musicais se confundiam com rixas políticas.

Panorama da ópera no Brasildescortina, ainda, os corais de canto lírico em vilarejos da Amazônia no século XVIII; o ambiente da ópera e da música de Rossini, como palco e pano de fundo da efervescência política às vésperas da Independência; a irreverência do humor brasileiro, que parodiou e “subverteu” as operetas do compositor e violoncelista Jacques Offenbach (considerado precursor do teatro musical moderno) no Rio de Janeiro do século XIX; a estridência das críticas publicadas por romancistas e dramaturgos, como José de Alencar e Martins Pena; as primeiras tentativas de criação de uma ópera nacional e o sucesso de Carlos Gomes na Europa; além do luxo e da pompa dos teatros erguidos na Amazônia da “belle époque”.

Sobre os autores

Cláudio Figueiredoé jornalista e tradutor. Trabalhou noJornal do Brasile na TV Globo. EscreveuEntre sem bater: a vida de Aparício Torelly, o Barão de Itararé,finalista do Prêmio Jabuti 2012, categoria Biografia. É coautor dos livrosO porto e a cidade: O Rio de Janeiro entre 1565 e 1910(Prêmio Jabuti 2006, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes) eTheatro Municipal do Rio de Janeiro: um século em cartaz(2011).

Nubia Melhem Santosé pesquisadora e editora, com formação em Letras. Publicou, como organizadora e pesquisadora,Era uma vez o Morro do Castelo(2000);Burle Marx: jardins e ecologia(2002);O porto e a cidade: o Rio de Janeiro entre 1565 e 1910(Prêmio Jabuti 2006, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes);Theatro Municipal do Rio de Janeiro: um século em cartaz(2011); eAmazônia das palavras(2020). Redigiu o argumento do filmeMarcia Haydée: uma vida pela dança(2019).

25 de maio de 2022 -Teatro Dulcina - Rio de Janeiro (RJ)

Lançamento do livro
Panorama da ópera no Brasil

DeClaudio Figueiredo e Nubia Melhem Santos
Edições Funarte

Nº de páginas: 288
Tamanho: 18x26cm
Preço: R$ 50

À venda para todo o Brasil
Informações: Livraria Mário de Andrade – Funarte
livraria@funarte.gov.br

O Teatro Dulcina é um espaço da Fundação Nacional de Artes– Funarte

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias