Quinta, 25 de Abril de 2024
22°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Internacional Antiguidades egípcia

Ex-diretor do Louvre, na França, é indiciado por tráfico de antiguidades egípcias

A Justiça francesa investiga os responsáveis pelo tráfico de dezenas de obras e artefatos históricos de países do Oriente Médio e da África.

26/05/2022 às 18h34
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/20220526/ex-presidente-do-louvre-na-franca-e-indiciado-por-trafico-de-antiguidades-egipcias-22809521.html
Compartilhe:
© AFP 2022 / MOHAMED EL-SHAHED
© AFP 2022 / MOHAMED EL-SHAHED
O ex-diretor-presidente do museu do Louvre, Jean-Luc Martinez, foi acusado na quarta-feira (25), em Paris, de "lavagem de dinheiro e cumplicidade em fraude organizada", em um inquérito que investiga tráfico de antiguidades.
Martinez foi preso na segunda-feira (23) com dois importantes egiptólogos franceses que foram liberados posteriormente, sem serem indiciados.
O ex-diretor do museu francês foi acusado de "cumplicidade em fraudes com gangues organizadas e lavagem de dinheiro para facilitar a transferência de bens de um crime ou delito", escreve a Rádio França Internacional (RFI).
Ele teria facilitado o roubo de uma estela de granito rosa (monumento funerário de Tutancâmon), adquirida pelo Louvre de Abu Dhabi antes de a legalidade de sua origem ser questionada. Os investigadores suspeitam que Martinez "fez vista grossa" à falsificação de certificados de origem de cinco antiguidades egípcias, incluindo a estela de granito rosa de Tutancâmon, datada de 1327 a.C.
A Justiça francesa estima que centenas de peças foram "roubadas" a partir da falsificação de certificados de origem. Elas valem dezenas de milhões de euros, informa a publicação.
O esquema "lavou" artefatos arqueológicos que foram saqueados em vários países assolados pela instabilidade política no Oriente Médio e na África, como Egito, Líbia, Iêmen e Síria.
Jean-Luc Martinez foi diretor-presidente do Louvre de 2013 a 2021 e é atualmente o embaixador francês para a cooperação internacional em defesa do patrimônio.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias