O verão chegou e independentemente se você gosta ou não da estação, ela pode ser especialmente sacrificante para o seu cão. Essa condição pode se agravar de acordo com a idade, raça e até mesmo os hábitos (se ele costuma ficar sozinho, limitado a um espaço pequeno, etc).
Leia também: Conheça os petiscos para cachorro que são prejudiciais à saúde
A seguir, listamos algumas ações, bastante simples, que visam deixar a vida do seu cão mais tranquila durante a estação mais quente do ano. Confira!
Muitos donos não têm o hábito de dar banhos com frequência em seus cachorros. Bem, no verão isso precisa mudar. Além do banho refrescante aliviar o calor e diminuir a temperaura corporal, o banho limpa o pelo do animal e ajuda a eliminar parasitas que se proliferam no calor e umidade.
O pelo é a principal proteção do cachorro no frio. Muitas raças são originárias de países com temperaturas bem baixas. Uma boa tosa pode ajudar no equilíbrio da tempetarura corporal do seu pet. Muitas raças, e também vira-latas, costumam trocar de pelo na estação e, justamente por isso, é recomendável que sejam penteados com um intervalo máximo de 48 horas.
É muito importante manter o seu cachorro bem hidratado. Nessa época do ano os cães bebem muito mais água do que o normal. Deixe sempre água fresca disponível. Se possível, instale bebedouros .
No verão, pulgas e carrapatos atacam os cachorros sem dó. A primeira providência é trocar, se possível uma vez ao mês, a coleira antipulgas de seu pet. Outra dica é dar um comprimido, que é um tablete mastigável e palatável, que age preventivamente protegendo por 30 dias de pulgas e carrapatos.
É comum que a alimentação dos cães no verão mude. Isso acontece pois a digestão gera muito calor. Além disso, com as altas temperaturas o animal acaba brincando e correndo menos, e gasta menos energia. Portanto, capriche nos petiscos e privilegie rações mais nutritivas .