Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Internacional Somália

Presidente da Somália nomeia candidato derrotado para lidar com a seca que atinge o país

O presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, nomeou hoje (24) o derrotado candidato presidencial Abdirahman Abdishakur como enviado especial para enfrentar a seca, um dos principais problemas do país.

24/05/2022 às 21h30
Por: Redação Fonte: https://africa21digital.com/2022/05/24/presidente-da-somalia-nomeia-candidato-derrotado-para-lidar-com-a-seca-que-atinge-o-pais/
Compartilhe:
Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud
Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud

Abdishakur, que é deputado no Parlamento Federal bicameral da Somália, se disponibilizou para a missão. Ele foi um dos 36 candidatos à presidência que se apresentaram no último dia 15 à votação indireta feita pelos parlamentares para chefe de Estado.

A nomeação do líder do Partido Wadajir ocorre em um momento crítico, quando a Somália enfrenta uma de suas piores secas em quatro décadas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 7,7 milhões dos quase 16 milhões de somalis precisam de ajuda alimentar urgente.

Mohamud, que já foi presidente de 2012 a 2017, tomou posse no dia anterior à saída do presidente Mohamed Abdullahi “Farmajo”, cujo mandato expirou em abril do ano passado sem que seu sucessor fosse nomeado.

Depois de receber os poderes numa cerimónia no Palácio Presidencial, o novo dignitário – líder do partido União para a Paz e Desenvolvimento – manifestou o seu compromisso de trabalhar pelos interesses do povo da Somália para alcançar o progresso e a prosperidade.

Anteriormente, Mohamud afirmou que durante o seu mandato, que terminará em 2026, dará prioridade no seu governo a desafios como alcançar a segurança e a recuperação económica do país do Corno de África.

A Somália, um país dividido por clãs e senhores da guerra, vive em instabilidade política desde que milícias armadas derrotaram o falecido presidente Mohamed Siad Barre em 1991.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias