Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Internacional Internacional

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde é reeleito

Votação unânime foi formalidade já que Tedros era o único candidato

24/05/2022 às 15h20
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:

Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) reelegeram Tedros Adhanom Ghebreyesus como diretor-geral, por uma ampla maioria, para mais um mandato de cinco anos, disse o presidente da Assembleia Mundial da Saúde, Ahmed Robleh Abdilleh, nesta terça-feira (24).

A votação realizada com voto secreto durante uma grande reunião anual foi uma formalidade, uma vez que Tedros era o único candidato na disputa.

Ministros e delegados se revezaram para apertar a mão e abraçar Tedros, um ex-ministro da saúde da Etiópia, que dirigiu a agência da ONU durante um período turbulento dominado pela pandemia de covid-19. O presidente da assembleia teve que usar um martelo várias vezes para interromper os aplausos.

Dirigindo-se à assembleia logo após sua reeleição, Tedros disse que o foco da OMS será na preparação para emergências e na melhoria da agência.

"Esta pandemia foi muito sem precedentes e trouxe muitas lições que devemos aprender e estamos aprendendo. Mas, ao mesmo tempo, não podemos apenas parar, aprender e implementar...  em vez de fazer uma pausa para aprender, estamos dizendo enquanto aprendemos, vamos implementar."

O recém-reeleito chefe da OMS chorou ao falar sobre a atual crise na Ucrânia e a morte de seu irmão mais novo por uma doença infantil em meio à guerra e à pobreza décadas atrás.

"Quando visitei a Ucrânia, vi especialmente as crianças. Foi a imagem de mais de 50 anos atrás que me veio à mente, tão visível, tão perseguidora. O cheiro, o som e a imagem da guerra. Não quero que aconteça com ninguém."

Vários países, incluindo Alemanha e Estados Unidos, foram rápidos em dar os parabéns.

"Acabou de ser reeleito como diretor-geral da OMS: @DrTedros. 155/160 votos, resultado espetacular. Parabéns, plenamente merecido."

A Alemanha ultrapassou recentemente os Estados Unidos como o principal doador da agência de saúde da ONU.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias