Operações de abordagens da equipe Rocam, operação com motos, do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão, apreenderam pelo menos cinco motocicletas durante o fim de semana com algum tipo de irregularidade.
Os veículos apreendidos foram encaminhados ao pátio do Detran da cidade. Entre as principais irregularidades para apreensão estão motos com pendências em documentação ou casos em que os condutores estavam sem habilitação.
Desde o mês de março, devido ao grande número de reclamações e denúncias da população, PM vem intensificando a operações de blitze não só em Campo Mourão, mas em todos os municípios de abrangência do 11º Batalhão para retirar de circulação motos em situações irregulares, tanto com relação a parte documental quanto a alterações características dos veículos.
Entre motos já retiradas de circulação desde o início das operações, estão aquelas baixadas no Detran, as conhecidas ‘piseiras’, com características alteradas, como escapamento, por exemplo, que causa muito barulho, tirando a paz dos moradores, entre diversas outras situações.
Conforme a PM, embora a situação possa gerar ‘desconforto’ entre motociclistas, a ação se faz necessária devido ao grande número de reclamações e denúncias. Segundo o batalhão, quem estiver legalizado não terá problema.
A prática mais comum flagrada pela polícia em Campo Mourão, são mudanças no escapamento, o que deixa os veículos barulhentos. Alguns proprietários fazem a retirada do silencioso. Porém essa consiste em alteração da característica, o que é considerado infração grave pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), punida com cinco pontos na carteira, multa e apreensão do veículo. A multa por escapamento adulterado custa ao condutor R$ 195,23.