Sexta, 26 de Abril de 2024
23°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Ciência Voyager 1

A Voyager 1 da NASA está enviando dados misteriosos de fora do nosso Sistema Solar

A Voyager 1 da NASA continua sua jornada além do nosso Sistema Solar, 45 anos após seu lançamento

21/05/2022 às 13h06
Por: Redação Fonte: https://universoracionalista.org/a-voyager-1-da-nasa-esta-enviando-dados-misteriosos-de-fora-do-nosso-sistema-solar/
Compartilhe:
Ilustração das sondas Voyager 1 e 2 da NASA. Tradução da imagem: heliosfera (heliosphere), choque de terminação (termination shock) e heliobainha (heliosheath). (Créditos: NASA e JPL-Caltech)
Ilustração das sondas Voyager 1 e 2 da NASA. Tradução da imagem: heliosfera (heliosphere), choque de terminação (termination shock) e heliobainha (heliosheath). (Créditos: NASA e JPL-Caltech)

Traduzido por Julio Batista
Original de Paola Rosa-Aquino para o Business Insider

Mas agora a espaçonave veterana está enviando dados estranhos, intrigando seus engenheiros. A NASA disse na quarta-feira que, embora a sonda ainda esteja operando corretamente, as leituras de seu sistema de articulação e controle de atitude – AACS, na sigla em inglês – não parecem corresponder aos movimentos e orientação da espaçonave, sugerindo que a espaçonave está confusa sobre sua localização no espaço. O AACS é essencial para a Voyager enviar dados à NASA sobre o ambiente interestelar circundante, pois mantém a antena da nave apontada diretamente para o nosso planeta.

“Um mistério como esse é até esperado nesta fase da missão Voyager”, disse Suzanne Dodd, gerente de projeto das Voyager 1 e 2 no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em um comunicado.

“A espaçonave tem quase 45 anos, o que está muito além do que os planejadores da missão anteciparam.”

Engenheiro trabalhando na antena de alto ganho da Voyager em formato de prato, 9 de julho de 1976. (Créditos: NASA/JPL-Caltech)

A NASA disse que a gêmea da Voyager 1, a sonda Voyager 2, está se comportando normalmente. Lançada em 1977 para explorar os planetas externos em nosso sistema solar, a Voyager 1 permaneceu operacional muito além das expectativas e continua a enviar informações sobre suas jornadas de volta à Terra. A nave pioneira deixou nosso Sistema Solar e entrou no espaço interestelar em 2012. Está agora a 23,5 bilhões de quilômetros de distância da Terra, tornando-se o objeto feito pelo homem mais distante de nós.

A NASA disse que, pelo o que seus engenheiros analisaram, o AACS da Voyager 1 está enviando dados gerados aleatoriamente que não “refletem o que realmente está acontecendo a bordo”.

Mas mesmo que os dados do sistema sugiram o contrário, a antena da espaçonave parece estar devidamente alinhada – está recebendo e executando comandos da NASA e enviando dados de volta à Terra. Ele disse que até agora o problema do sistema não fez com que a velha nave espacial entrasse no “modo de segurança”, durante o qual realiza apenas operações essenciais.

“Até que a natureza do problema seja melhor compreendida, a equipe não pode prever se isso pode afetar por quanto tempo a espaçonave pode coletar e transmitir dados científicos”, disse a NASA.

Dodd e sua equipe esperam descobrir o que está levando o robô emissário da Terra a enviar dados inúteis.

“Existem alguns grandes desafios para a equipe de engenharia”, disse Dodd.

Uma das principais: leva 20 horas e 33 minutos para chegar à atual localização interestelar da Voyager, então uma mensagem de ida e volta entre a agência espacial e a Voyager leva dois dias.

“Mas acho que se houver uma maneira de resolver esse problema com o AACS, nossa equipe a encontrará”, acrescentou Dodd.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias