Sexta, 29 de Março de 2024
26°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Ciência Água em Marte

Rover da China encontra evidências de água em Marte, diz estudo

Pesquisadores usaram imagens do solo detectadas pelo aparelho

14/05/2022 às 10h59
Por: Redação Fonte: http://www.chinahoje.net/rover-da-china-encontra-evidencias-de-agua-em-marte-diz-estudo/
Compartilhe:
CNSA/distribuição via Xinhua
CNSA/distribuição via Xinhua

Cientistas chineses encontraram novas evidências de que já teve água em Marte no passado e há minerais hidratados no planeta vermelho, que podem ser potencialmente explorados durante futuras missões tripuladas.

O estudo, publicado na quinta-feira na revista Science Advances, revelou que uma grande bacia de impacto em Marte continha água líquida durante a época amazônica, a era geológica mais recente do planeta.

O estudo também indicou que, neste local específico, existem atualmente estoques consideráveis de água na forma de minerais hidratados e possivelmente gelo abaixo da superfície do solo.

Os pesquisadores liderados pelo Centro Nacional de Ciências Espaciais sob a Academia Chinesa de Ciências usaram dados coletados pelo rover de Marte da China, Zhurong, sobre as características sedimentares e minerais do sul da Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte.

Eles interpretaram as rochas em tons brilhantes que a câmera de Zhurong capturou como uma camada de “duricrust” (crosta dura) que teria sido esculpida por uma quantidade substancial de água líquida, talvez a água subterrânea que subiu ou o gelo subterrâneo derretido.

Outro estudo chinês publicado em março na revista Nature Geoscience também revelou que o local onde Zhurong pousou pode ter sofrido erosão pelo vento e possivelmente pela água.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias