Sábado, 28 de Maio de 2022
19°

Pancada de chuva

Nova Cantu - PR

Internacional China

China exige que Estados Unidos respeitem dignidade dos países latino-americanos

Porta-voz comentou sobre possível exclusão de Cuba, Nicarágua e Venezuela de cúpula em Los Angeles

14/05/2022 às 10h41
Por: Redação Fonte: http://www.chinahoje.net/china-exige-que-estados-unidos-respeitem-dignidade-dos-paises-latino-americanos/
Compartilhe:
Ting Shen/Xinhua
Ting Shen/Xinhua

A Cúpula das Américas não pode simplesmente servir ao interesse próprio dos Estados Unidos, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em uma coletiva de imprensa regular ao responder uma pergunta sobre Cuba, Nicarágua e Venezuela possivelmente sendo excluídas da cúpula que será organizada pelos Estados Unidos em Los Angeles.

“Esperamos que o lado dos EUA respeite seriamente a soberania e dignidade dos países latino-americanos e as normas básicas que regem as relações internacionais”, disse Zhao, acrescentando que não há mercado para a Doutrina Monroe na América Latina, ou em qualquer lugar do mundo.

O porta-voz disse que não só os Estados Unidos falharam em beneficiar os países latino-americanos, mas também os exploraram, impuseram sanções, exportaram inflação, se envolveram em interferência política, subversão de regime e assassinato político e até lançaram agressão armada contra eles.

Apesar da oposição da comunidade internacional e dos países regionais, os Estados Unidos insistem em manter sanções unilaterais e ilegais contra alguns países latino-americanos, manchando as ações legítimas dos países latino-americanos para cooperarem com outros países em busca do desenvolvimento. Há uma falta de respeito básico pelos países latino-americanos, disse Zhao.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias