Tecnologia Golpista do Tinder
Golpista do Tinder: o que podemos aprender sobre ciberexposição?
Estudo da Kaspersky aponta que 7 em cada 10 brasileiros que utilizam apps de relacionamento têm medo de serem enganados
18/04/2022 18h39
Por: Redação Fonte: https://www.kaspersky.com.br/blog/golpista-do-tinder-e-a-ciberexposicao/19000/?cid=br_brnlapr22_blg_onr_emm_ren_onl_b2c__email-lnk_______&acmid=DM324084&acbid=1570454756&utm_source=0&utm_medium=&utm_content=1143150806&utm_campaign=

Considerado uma febre desde o início deste ano, o documentário O Golpista do Tinder (The Tinder Swindler) retrata a história real do golpista israelense Simon Leviev. O vigarista se passava por um magnata no ramo dos diamantes e, depois construir um forte vínculo com mulheres por meio de apps de relacionamento, enganava as vítimas pedindo centenas de milhares de dólares emprestados. Segundo estimativas da produção, o valor total dos golpes gira em torno dos 10 milhões de dólares. No Brasil, golpes deste tipo foram destaque também no início do ano, a única diferença foi que o dinheiro vinha de sequestros das vítimas que acabavam encontrando criminosos em vez de uma paquera.

Nosso estudo “O amor na era dos algoritmos” aponta que 7 em cada 10 brasileiros que utilizam esses apps têm medo de serem enganados em plataformas de relacionamento. O principal temor relacionado aos apps de namoro no país é justamente a existência de muitos perfis falsos (62%). Confira abaixo os principais resultados do relatório:

Compartilhar muitas informações pessoais em aplicativos de namoro e mídias sociais pode levar a grandes problemas no futuro. Os usuários deixam um vasto rastro de informações de identificação on-line, e esses dados podem ser coletados e usados ​​por fraudadores para diversos fins, como phishing e doxing. Se você for usuário desses aplicativos, nossos especialistas oferecem as seguintes dicas para manter suas informações pessoais protegidas: