Internacional Irã
Irã cobra explicações da Suécia após 3 dias de protestos no país com 'profanação' do Alcorão
Com a série de incidentes xenófobos e protestos contra muçulmanos na Suécia desde a última sexta-feira (15), o Irã exigiu explicações do país europeu.
17/04/2022 20h25
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/20220417/ira-cobra-explicacoes-da-suecia-apos-3-dias-de-protestos-no-pais-com-profanacao-do-alcorao-22298297.html
O encarregado de negócios sueco foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Irã neste domingo para falar (17) sobre as recentes manifestações em seu país.
O MRE iraniano expressou "forte protesto" aos atos hediondos que aconteceram "sob o pretexto da liberdade de expressão e à luz do apoio da polícia sueca".
O alto escalão diplomático do Irã ainda pediu "medidas imediatas" do governo sueco para garantir que tais incidentes não ocorram novamente.
Fachada do Ministério das Relações Exteriores do Irã.
© Sputnik / Andrei Stenin
 / 
De acordo com o portal IRNA, o diplomata sueco prometeu transmitir o protesto do Irã ao seu governo.

Protestos na Suécia

Manifestações de intolerância religiosa eclodiram na Suécia desde a última sexta-feira (15). Em várias delas, radicais queimaram o livro do Alcorão.
A confusão nas ruas começou com uma ação planejada pelo político dinamarquês antimuçulmano Rasmus Paludan e seu partido Stram Kurs. Nas redes sociais, ele prometeu que queimaria o livro sagrado muçulmano, o Alcorão, em público.
Os confrontos entre manifestantes e a polícia marcaram o evento. Vídeos publicados nas redes sociais mostram jovens quebrando vidros de carros e gritando palavras de ordem.