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Pfizer traz amizade entre menino e Jacarandá como alegoria aos cuidados com doenças raras

Filme narra também depoimentos de pacientes e como lidam diariamente com a rotina; ação contempla ainda apoio da Pfizer a programa Florestas do Futuro, do S.O.S Mata Atlântica

Redação
Por: Redação
14/04/2022 às 20h05
Pfizer traz amizade entre menino e Jacarandá como alegoria aos cuidados com doenças raras
Reprodução

Como forma de sensibilizar a população sobre os cuidados e tratamento de doenças raras no Brasil, a Pfizer acaba de lançar um projeto de conscientização e apoio a causa. Na campanha “Cuidados Raros”, o laboratório encontrou uma maneira sensível e proprietária de abordar o assunto.

A animação conta a história de amizade entre um menino e uma planta rara: um Jacarandá Mimoso (Jacaranda cuspidifolia). Com a narrativa, a marca faz uma alegoria entre os cuidados, atenção e rede de apoio necessários para duas vidas raras: a de um paciente e de uma espécie da Mata Atlântica. A campanha foi cocriada pela Ogilvy Brasil.

A animação tem estreia nesta terça-feira (12/04), e traz como cenário uma floresta e um curioso garotinho como protagonista. O personagem se depara com uma pequena muda rara, e, a partir desse momento, uma relação muito próxima é estabelecida. A planta apresenta sinais de abandono e fragilidade, com o solo seco e as folhas murchas. O menino decide, então, pesquisar na internet mais detalhes sobre a planta, e para a sua surpresa, aprende uma série de cuidados.

O tempo passa, o menino se torna um jovem, assim como a planta também se desenvolve. Dentre os aprendizados dessa relação, conhecimento, paciência, cuidado e acolhimento são algumas das características assimiladas pelo personagem para o cultivo da muda. No fim da animação, o público percebe que não é apenas a história da planta rara que está sendo retratada, mas há uma referência direta a vida de milhares de pessoas.

A animação está sendo veiculada nas redes sociais da Pfizer, e tem objetivo de alcançar e sensibilizar o maior número possível de pessoas. Não à toa, depoimentos reais de pacientes encerram o filme, tornando a história mais próxima, ajudando no entendimento sobre as condições especiais de quem tem essas enfermidades.

Entre elas está cardiomiopatia amiloidótica por transtirretina (conhecida como Amiloidose Cardíaca). A doença rara ocorre quando proteínas insolúveis se depositam em órgãos e tecidos, formando uma fibra que não consegue ser removida pelo organismo, causando, assim, danos graves ao órgão.

“Sabemos que existe uma forte carência de informações sobre o universo das Doenças Raras, por isso a importância desta campanha”, explica Adriana Ribeiro, diretora Médica da Pfizer Brasil. “A grande maioria dos pacientes leva anos para receber o diagnóstico correto, atrasando o início do tratamento”, completa.

Alcance e sensibilização

Para tornar mais perenes as conversas e a sensibilização do público, a marca anunciou também apoio ao Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. O objetivo é o plantio de cinco mil mudas de árvores raras ou em extinção nas florestas brasileiras. O apoio é uma forma de homenagear os raros que merecem cuidados durante todos os dias. Pacientes de doenças raras farão o cultivo simbólico de algumas mudas.

“Encontramos uma maneira sensível, criativa e didática para conscientizar as pessoas sobre as formas de diagnóstico, tratamento e cuidado de pessoas com doenças raras, evidenciando o quanto esses casos são sensíveis e especiais”, destaca Rafael Figueiredo, diretor de criação da Ogilvy Brasil.

Atualmente, estima-se que o país tenha mais de 13 milhões de pessoas nessas condições, entre adultos e crianças. Entre algumas dessas doenças estão a Amiloidose, Hemofilia A, Distrofia Muscular de Duchenne e Síndrome de Prader-Willi. O grande desafio para o tratamento das doenças passa pelo seu diagnóstico, uma vez que elas contam, muitas vezes, com sintomas comuns, facilmente confundidos com outras enfermidades.

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