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Venda de serviços de automação via RPA continuará crescendo
Relatório indica aceleração do setor, culminando em um mercado de 22 bilhões de dólares até 2025
12/04/2022 13h45
Por: Redação Fonte: Agência Dino

O mercado de automação digital via RPA chegará aos 22 bilhões de dólares até o ano de 2025. Ao menos, é o que indica recente relatório do grupo Forrester Research, que analisou o mercado de ferramentas de software de RPA e o impacto da pandemia nesse setor.

Em 2021, a tecnologia movimentou cifras em torno dos 13,9 bilhões de dólares. Dessa forma, prevê-se um crescimento de cerca de 63% até o ano de 2025. Ainda, o relatório indica que, em 2022, 5% das empresas da lista Fortune 500 adotarão soluções de tecnologia de automação para a transformação empresarial.

A pesquisa também indica que, à medida que a adoção da tecnologia RPA se torna comum, a introdução de Inteligência Artificial como forma de alavancar a adoção da automação digital passa a fazer parte da realidade dos fluxos de trabalho empresariais.

O relatório da Forrester estima que 60% do dinheiro virá da adição de novos fluxos de trabalho de automação às pilhas já atuantes de processos. O restante será de consultoria e suporte para as instalações existentes. O relatório indica que ferramentas como chatbots, Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) e sistemas de gestão de clientes se integrarão às soluções de RPA.

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Grande parte do mercado também permanecerá focado no "back office", ou seja, tarefas feitas internamente para manutenção de registros. No entanto, a pesquisa feita pela Forrester vê algum crescimento chegando no "front office" à medida que as empresas integram as ferramentas de automação com os sites abertos visitados pelos clientes. Haverá mais carregamento de documentação à medida que os consumidores alimentam as máquinas de RPA diretamente. 

De acordo com a pesquisa, os setores que mais investirão na tecnologia são os de serviços financeiros, setor de serviços públicos e saúde, por possuírem muitos processos que envolvem papéis e trabalhos manuais, como arquivamentos e preenchimento de planilhas. Esses três grupos podem representar 41% da receita gerada de RPA.

O Head de Marketing da ElectroNeek Robotics Inc, Thiago Carlucci, vê o cenário como promissor para pequenas e médias empresas. “Esse aumento da demanda por automação digital via RPA trás um outro fator importante: a popularização da tecnologia, que passa a se tornar acessível para empresas de menor porte. Antigamente, apenas grandes enterprises podiam implementar soluções de RPA, pois eram caras e exigiam equipes de TI especializadas para operar. Hoje em dia, é possível encontrar soluções de RPA-as-a-Service, que é muito mais amigável para o consumidor final, pois este passa a pagar menos para ter o mesmo tipo de ferramenta”.