Após ser banido do Oscar por um período de 10 anos, o ator Will Smith se pronunciou pela primeira vez sobre a punição pelo tapa que deu em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022.
Em nota, o ator afirmou apenas: “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”.
Tudo isso é resposta ao incidente que ocorreu durante a cerimônia do Oscar 2022. Enquanto apresentava o vencedor da categoria de Melhor Documentário, o humorista Chris Rock fez uma piada sobre a calvície de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith que sobre de alopecia, condição autoimune que causa a perda dos cabelos.
Então, Will Smith se levantou de seu lugar na plateia, subiu ao palco e desferiu um tapa no rosto de Rock. O ator já havia se pronunciado outras vezes após o ocorrido, inclusive na mesma noite, em seu discurso de aceitação do prêmio de Melhor Ator, o primeiro Oscar de sua carreira.
Na ocasião, ele se desculpou à Academia. Posteriormente, Will Smith publicou um pedido de desculpas em seu Instagram, dessa vez incluindo Chris Rock no pedido. A Academia informou que estaria abrindo investigação formal e condenou a agressão. Na sequência, Will Smith voluntariamente abriu mão de sua vaga na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Então, na tarde desta sexta-feira, chegou a decisão bastante severa da Academia de banir o ator por 10 anos e agora Will Smith aceita a punição. O ator vem sofrendo outras consequências do ocorrido, como congelamento de projetos, como filmes da Sony e Netflix.