O Natal é uma confraternização familiar e por isso muitos donos desejam passar a data ao lado de seus cães que são tratados como verdadeiros filhos. Mas para que isso seja possível é necessário tomar alguns cuidados, como ter certeza de que o cachorro se comportará bem em um ambiente com muitas pessoas e comida. Além disso, quando a ceia é na casa de um parente, é importante levar uma bolsa com itens importantes que podem resolver imprevistos.
Abaixo selecionamos alguns itens que não podem ficar de fora da bolsa do cachorro . Confira.
Mesmo que a casa que vai receber a ceia tenha outros cachorros é importante que o dono leve um tapete higiênico limpo. Ao chegar o ideal é encontrar um local tranquilo para colocá-lo e mostrar para o pet onde ele está.
Mesmo que o cachorro seja adestrado e esteja acostumado a fazer as necessidades no tapete higiênico pode acontecer um xixi fora do lugar. O ambiente novo e a grande quantidade de pessoas podem deixar o animal perdido e contribuir para isso. Por isso é importante que o dono tenha como limpar a sujeira.
O limpa xixi da Dog's Care, por exemplo, é um pó que transforma urina e outros líquidos em um gel sólido. Outro produto que pode ajudar é o Seca Xixi da Petmais, que transforma a urina do pet em pó para ser varrido.
Além do xixi, o cachorro pode também fazer as fezes fora do lugar. Ter uma sacola ao alcance para recolher e jogar fora rapidamente é importante.
Claro que ninguém espera, mas acidentes podem acontecer. Por isso o kit de primeiros socorros pet deve andar sempre com o dono do animal. Pinça (para retirar espinhos e cacos de vidro, por exemplo), soro fisiológico (para limpar feridas), ataduras (para fazer curativos) e até remédios próprios para o animal devem estar no kit.
Se a comida da ceia não for feita pensando também nos cães , a maioria dos ingredientes são proibidos para eles. É importante que o dono leve uma ração ou petisco para oferecer ao animal durante a confraternização. Disponibilizar água fresca no bebedouro dele o tempo todo é indispensável.