Agricultura Paraná
Renda Agricultor Familiar homenageia municípios com melhor desempenho no programa
Os 35 municípios com melhor desempenho no programa Renda Agricultor Familiar receberam certificados de reconhecimento nesta quarta-feira (23) em ce...
23/03/2022 19h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Os 35 municípios com melhor desempenho no programa Renda Agricultor Familiar receberam certificados de reconhecimento nesta quarta-feira (23) em cerimônia no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O projeto atende famílias de pequenos agricultores em situação de vulnerabilidade, cadastradas pelo Programa Nossa Gente Paraná em 156 cidades do Estado. Os beneficiários recebem ações em saneamento, apoio para produção destinada ao autoconsumo e apoio a processos produtivos.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, disse que diversas famílias melhoraram a renda por meio dessa iniciativa. “Os agricultores estão conseguindo utilizar os recursos com prudência, inteligência e criatividade”, afirmou.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as atividades possibilitadas pelo programa são fundamentais para a qualidade de vida das famílias da área rural. “A agricultura familiar é prioridade para as políticas públicas do Estado. É nosso papel ajudá-la a crescer, se tornar mais competitiva, e gerar riquezas”.

A engenheira agrônoma Daniele Martin Sandri, que representou o IDR-Paraná, destacou o sucesso da parceria entre as secretarias e entidades, imprescindível para que o projeto seja desenvolvido. Segundo ela, desde 2015 até agora, já foram incluídas 7.634 famílias no Renda Agricultor Familiar e 264 na modalidade Inclusão Produtiva Solidária. Para 2022, a meta é atender ainda 193 famílias via Inclusão Produtiva Solidária e 654 pelo Renda Agricultor Familiar. “Agradeço e parabenizo nossa equipe de técnicos nesse trabalho de extrema importância para o desenvolvimento rural”, disse.

Continua após a publicidade

Para o coordenador do programa na Seab, Jefferson Meister, esses resultados são de extrema importância para as famílias. “O programa ajuda a atender às necessidades de saneamento básico, incremento de renda e segurança alimentar”, diz.

BENEFÍCIOS- A produtora Karina do Rocio, de Tijucas do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, representou os beneficiários no evento. Com uma área de três alqueires, Karina conseguiu uma renda de R$ 9 mil com cabotiá com auxílio do programa, além da melhoria de seu saneamento. “Isso ajudou a pagar nossas contas atrasadas, na nossa alimentação, e ainda vou guardar para fazer a plantação no final do ano novamente”.

PROGRAMA– O Renda Agricultor Familiar faz parte da ação do Programa Nossa Gente da Sejuf em parceria com a Seab, IDR-Paraná e municípios. Os beneficiários recebem saneamento básico (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas); apoio para produção para autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros) e apoio a processos produtivos (geração de renda por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas).