Internacional Quênia
Quênia lança estratégia para reverter degradação de terras e florestas
O Ministério do Meio Ambiente e Florestas do Quênia lançou a estratégia nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) para impulsionar a restauração de terras degradadas e florestas indígenas.
08/03/2022 19h53
Por: Redação Fonte: https://africa21digital.com/2022/03/08/quenia-lanca-estrategia-para-reverter-degradacao-de-terras-e-florestas/

Chris Kiptoo, secretário-chefe do Ministério do Meio Ambiente e Florestas, disse durante um evento paralelo na Sessão Especial para comemorar o 50º Aniversário do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), realizado a semana passada em Nairóbi, capital do Quênia, que a estratégia, lançada na noite de quinta-feira, ajudará a gestão sustentável das florestas e a conservação e melhoria dos estoques de carbono florestal.

Kiptoo disse que a base diversificada de recursos naturais do Quênia, na qual o bem-estar de seu povo está firmemente ancorado, está cada vez mais sob pressão da evolução das atividades humanas e dos impactos agravados das mudanças climáticas globais, resultando em degradação ambiental.

Ele disse que o Quênia trouxe o setor privado a bordo e até agora eles se comprometeram a contribuir com um bilhão de mudas de árvores para a iniciativa que visa aumentar a cobertura florestal no país dos atuais 8,8 para 10 por cento até o final deste ano.

O governo também se comprometeu a contribuir com mais um bilhão de mudas de árvores que serão produzidas pelo Instituto de Pesquisa Florestal do Quênia (KEFRI).

Continua após a publicidade

A estratégia nacional do Quênia busca atingir 10 por cento de cobertura arbórea para ajudar a restaurar florestas públicas degradadas, pântanos, manguezais e outros locais verdes negligenciados.

Ahunna Eziakonwa, diretora do Escritório Regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a África Subsaariana, pediu um programa robusto de reflorestamento na África para ajudar o continente a alcançar a sustentabilidade ambiental. Eziakonwa observou que os inúmeros desafios ambientais em terra, mar e ar na África são uma grande ameaça para a geração futura que exige esforços conjuntos para enfrentamento.

Tina Vahanen, vice-diretora de Florestas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), disse que a estratégia ajudará a reverter o estado atual das florestas contra práticas improdutivas para um empreendimento lucrativo. Vahanen pediu que o Quênia use as ferramentas on-line da FAO que foram desenvolvidas para apoiar as comunidades que cultivam árvores.

A estratégia REDD+ fornece uma estrutura para uma melhor governança florestal, alocação de recursos, parcerias e colaboração com atores estatais e não estatais. Também enfatiza o monitoramento para permitir que o setor contribua para o alcance do crescimento do país dentro de um quadro ambiental sustentável.

Espera-se que a estratégia leve a programas ampliados de florestamento, reflorestamento e restauração da paisagem, governança aprimorada e implementação de políticas para reduzir o esgotamento das florestas.