Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público, ao longo deste mês, várias atividades desenvolvidas por mulheres artistas que têm obras no acervo da instituição. São mediações em texto, videoconferência e oficinas artísticas.
A programação terá início nesta segunda-feira (7) com uma série de publicações nas redes sociais do MON, que trarão mediações em texto sobre obras de artistas mulheres presentes no acervo.
No dia 8 (terça-feira), haverá uma videoconferência gratuita com a artista Lilian Gassen, às 19h. Com o título “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, a conversa vai abordar a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Paraná. A partir dessa perspectiva será discutida a instauração de um espaço de luta e resistência e todas as contradições nele estabelecidas por sua complexidade e constante transformação.
Em março, Ônibus Lilás leva atendimento e orientação às mulheres a seis municípios
Lilian Gassen é licenciada em Educação Artística – Artes Plásticas (2001) e em Educação Artística – Desenho (2000) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre em História pela UFPR (2007). Atua principalmente como artista visual, pesquisadora e professora. Atualmente é professora no Departamento de Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde ministra disciplinas de graduação como Escultura II, Gerenciamento e Documentação e Técnica de Projeto em Escultura. Também atua como docente em cursos de extensão universitários e palestras nos seguintes temas: técnicas tradicionais de escultura, teoria e prática da cor e mudanças culturais no meio artístico de Curitiba, de 1960 a 1990.
OFICINAS – No dia 16 (quarta-feira), às 14h30, será realizada uma oficina presencial gratuita com a artista Juliane Fuganti. A partir de uma breve conversa sobre a sua construção poética na instalação “Jardim dentro de um Jardim 2021”, na exposição “Afinidades”, a artista abordará suas escolhas e processo de criação. Em seguida irá conduzir um trabalho prático com argila inspirado em sua obra.
Juliane Fuganti vive e trabalha em Curitiba. Atuou como professora de Desenho e Gravura da Embap/Unespar. Formada em Economia pela FAE, em 1983, e em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) em 1989, possui Mestrado em Poéticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2011.
No mês das mulheres, Portos do Paraná lança campanha contra assédio
No dia 23 (quarta-feira), às 14h30, a artista Daniela Busarello fará presencialmente a oficina “Vida”. A atividade partirá da leitura de um trecho do livro de Ailton Krenak (líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque) e de uma conversa sobre sua obra e seus processos na exposição “Afinidades”. Em seguida, os participantes serão convidados a pensar uma grande pintura comunitária, onde o início de um traço dará continuidade ao outro, construindo uma história em comum.
A paranaense Daniela Busarello vive e trabalha em Paris. Desenvolve sua própria linguagem-paisagem: a “Cosmografia”.
SOBRE O MON– O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.
Serviço:
A videoconferência com Lilian Gassen acontecerá via Zoom, das 19h às 20h30, no dia 8 de março de 2022. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.
A oficina presencial com Juliane Fuganti será gratuita com vagas limitadas. A atividade acontecerá das 14h30 às 16h, no Espaço de Oficinas. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.
A oficina presencial e gratuita com Daniela Busarello terá vagas limitadas. A atividade acontecerá dia 23, das 14h30 às 16h, no Espaço de Oficinas. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.