Ação Social Sergipe
88 do Voto Feminino: Secretaria de Inclusão destaca maioria de mulheres no eleitorado
Em Sergipe, as mulheres representam 53,11% do eleitorado, totalizando um quantitativo de 860.677 eleitoras, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE)
23/02/2022 15h55
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, o Brasil celebra 88 anos da Conquista do Voto Feminino. Para valorizar essa conquista, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Estado da Inclusão Social (SEIAS) destaca dados que mostram que mulheres são maioria no eleitorado sergipano e brasileiro, e defende o fortalecimento da luta por representatividade nos espaços de poder.

Em Sergipe, as mulheres representam 53,11% do eleitorado, totalizando um quantitativo de 860.677 eleitoras, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE). Em âmbito nacional não é diferente. Ainda de acordo com o TRE, o gênero feminino também representa a maioria do eleitorado brasileiro (52,49%), somando quase 78 milhões de eleitoras em todo o país.

Ter a maioria do eleitorado sergipano e brasileiro composta pelo gênero feminino representa uma vitória para as mulheres do Brasil que, até 1934, não tinham o direito de expressar o seu voto, segundo avalia a analista judiciária Luciana de Moraes Tavares, chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Sergipe - a maior do Estado, com quase 166.000 eleitores.

“A garantia concedida às mulheres nos insere nas discussões dos quadros políticos brasileiros, ainda que de forma tímida, e traz a possibilidade de exercer o direito de votar e ser votada. Isso é um marco extraordinário. O direito ao voto é inerente à democracia e não há como falar em democracia sem a devida vinculação ao Princípio Fundamental da Igualdade”, disse a chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Sergipe.

Continua após a publicidade

Mulheres nos espaços de poder
Se por um lado, as mulheres são maioria no eleitorado, por outro, ainda têm dificuldades para ocupar os espaços de poder, especialmente mulheres negras e indígenas. Em Sergipe, dos 11 representantes federais (três senadores e oito deputados), apenas uma é mulher [branca]. Já no Brasil, o Congresso Nacional – Câmara e Senado – apresenta, entre os 594 congressistas, apenas 89 mulheres (menos de 15% do total), das quais 14 são negras e apenas uma é indígena. Os dados são do Congresso em Foco.

Analisando esses dados, a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres da SEIAS, Erika Leite Santana, reafirma que quando mulheres votam em mulheres ajudam na luta pela paridade política. “Infelizmente, a baixa representatividade das mulheres na política ainda é muito grande no Brasil. Trazer esse debate é provocar, principalmente as mulheres, sobre a importância do voto e da escolha, por nós mesmas, de outras mulheres para ocupar esses espaços, não só no mundo político, mas nos espaços de gestão”, finaliza Erika.