Para incentivar a vacinação entre a população que frequenta o Restaurante Popular Padre Pedro, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) firmou parceria com as Secretarias Estadual (SES) e Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), para a montagem de um ponto de vacinação no local, nesta quarta (16) e quinta-feira (17). A vacinação vai estar disponível das 8h30 às 12h, durante a oferta de refeições pelo Restaurante. A SES irá fornecer as doses necessárias e a SMS Aracaju disponibilizará duas equipes profissionais com dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. Cada usuário que se vacinar poderá levar para casa peças de roupa, a partir de doação feita pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes, a expectativa da SEIAS é fortalecer o incentivo à prevenção da Covid-19 junto aos usuários. “É mais uma das ações que temos realizado, voltadas para a humanização do serviço e acolhimento dessa população, que possui alto grau de vulnerabilidade. Temos cerca de três mil pessoas já cadastradas e, neste momento de pandemia, a vacinação do nosso público é uma ação que a gente vinha perseguindo com muita determinação, porque sabemos da importância da imunização para a continuidade da vida. Agradecemos às Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Aracaju, por terem se prontificado a nos ajudar nessa missão”, disse Lucivanda.
A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, destaca a importância de se conseguir avançar cada vez mais na imunização completa da população. “Apenas com isso é possível criar uma barreira de proteção necessária contra o coronavírus. Sabemos que há muito o que se fazer, mas é gratificante perceber que estamos avançando”, pontua Mércia.
Para o coordenador do Programa Municipal de Imunização da SMS, Yuri Belchior, a vacinação no Restaurante Padre Pedro vai oportunizar que essa população complete o esquema vacinal primário ou tome a dose de reforço. “Será mais uma ação de busca ativa, para melhorar a cobertura vacinal da nossa população, o que já vem sendo feito também pela vacinação itinerante nos bairros. Para acesso à vacinação, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão de vacina. Na quinta-feira, iremos fazer o levantamento da ação, para avaliar se o quantitativo de público esperado foi contemplado”, conclui.