Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social (Seias) divulga o Resultado Preliminar da etapa de Heteroidentificação de candidatos classificados na lista reservada a Pessoas Pretas e Pardas (PPP) do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para Assistentes Sociais, Psicólogos, Engenheiros Agrônomos e Nutricionistas. A Banca de Heteroidentificação aconteceu na última terça e quarta-feira, 08 e 09, na sede da Seias.
Os candidatos que desejem ingressar com recurso poderão fazê-lo exclusivamente na sexta-feira (11), através do preenchimento do requerimento disponível no site www.inclusao.se.gov.br e envio do documento para o e-mail pss2021@seias.se.gov.br. O processo de heteroidentificação foi composto por fotografia e filmagem, como etapa complementar à autodeclaração dos candidatos negros. Para este grupo, são reservadas cinco vagas, entre as 40 vagas totais do PSS.
Uma das candidatas que participou da Heteroidentificação foi Carla Abreu (nome fictício). Concorrente a uma vaga para Psicóloga, a profissional destaca a importância da reserva para a população negra. “Esta etapa, que avalia os fenótipos de pessoas pretas e pardas, é muito importante para que as pessoas que são de fato negras assumam sua vaga. A reserva para PPP torna o PSS mais igualitário, diante de tantos preconceitos em diversos âmbitos", afirmou a candidata.
A Heteroidentificação foi acompanhada por banca avaliadora, designada por portaria e formada por: Larissa Carvalho, presidente da Comissão de Heteroidentificação do PSS e chefe de gabinete da Seias; Gabriel Paraizo, assessor de gestão de gabinete da Seias; Rafael Lima, gestor público de carreira da Secretaria de Estado de Administração (Sead); e, Luiz Faustino, gestor público e de carreira da Secretaria de Estado Transparência e Controle (SETC).
A presidente da Comissão de Heteroidentificação do PSS, Larissa Carvalho, destaca que a formação da banca avaliadora visa garantir que a lei seja cumprida e que não haja fraudes na autodeclaração. “A comissão é formada no intuito de cumprir as exigências do Edital do PSS nº 01/2021. Durante esta etapa, a banca realiza uma avaliação fenotípica do candidato para ter certeza que ele se enquadra nas normas exigidas”, explicou a presidente da banca.
Os critérios levados em conta para a avaliação são as características fenotípicas dos candidatos, reforça Gabriel Paraizo, assessor de gestão do gabinete da Seias e, também, integrante da Comissão. Ele explica, ainda, como os procedimentos da etapa foram realizados. “De forma individual, os candidatos entraram na sala designada para a Heteroidentificação para registro de fotografia e vídeo, onde cada candidato disse o seu cargo pleiteado e a definição de como se autodeclaram, para posterior avaliação da banca”, descreveu.
Outra candidata que também participou do processo foi Bruna Oliveira (nome fictício), que concorre a uma vaga de Assistente Social. Ela reconhece a importância da heteroidentificação para que não haja fraudes no preenchimento das vagas. “Tem pessoas que infelizmente se inscrevem com a má intenção, e às vezes se declaram sendo de um jeito e são de outro. Então, a banca avaliadora impede a ocupação de pessoas que não cumprem o requisito destinado àquela vaga”, avaliou Bruna.
Acesse aqui o Resultado Provisório da Banca de Heteroidentificação e o Requerimento para Recurso: https://www.inclusao.se.gov.br/processo-seletivo-simplificado-pss-seias-01-2021/