Cultura Tocantins
Conselho de Política Cultural realiza primeira reunião ordinária de 2022
Abertura contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho
10/02/2022 16h15
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Em formato de videoconferência, os membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPC-TO) participaram nesta quinta-feira, 10, da primeira reunião ordinária de 2022, dando início às ações que serão realizadas durante o decorrer do ano. A reunião foi coordenada e mediada pela presidente em exercício do Conselho, Meire Maria Monteiro.

A abertura do encontro contou com a participação do titular da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Filho, que apresentou a nova estrutura da pasta e projetos que devem ser desenvolvidos ao longo deste ano. Ele também se colocou à disposição da classe a fim de somar esforços para fortalecimento e desenvolvimento de projetos que visam beneficiar diretamente toda a cadeia artista e cultural do Tocantins, conforme preconiza o governador Wanderlei Barbosa.

“A cultura é um importante vetor de desenvolvimento humano, social e econômico, devendo ser tratada como uma área estratégica para geração de emprego e renda. Portanto, o Conselho tem um papel importante na construção da cidadania cultural, colaborando com o Estado na criação das políticas públicas voltadas ao setor”, pontuou Hercy Filho.

Na ocasião, a secretária executiva da Sectur, Jocélia Costa, afirmou: "Vamos trabalhar para valorizar as raízes do Estado por meio da cultura tocantinense. Valorizar e impulsionar o setor cultural é um dos objetivos do Governo do Tocantins, por isso temos o apoio do governador Wanderley Barbosa para viabilizar os projetos que são necessários para a ampliar a cultura no Estado".

Continua após a publicidade

Na pauta da reunião, foram discutidos temas voltados à organização de grupos de trabalhos e encaminhamentos para o projeto da Orquestra Sinfônica, com explanação da Cadeira de Música, por meio do conselheiro Eduardo Andrade. "A ideia do projeto é formar um grupo com músicos profissionais e iniciar um trabalho de difusão musical no Estado, tendo como base a estruturação da orquestra sinfônica do Tocantins”.

Durante a reunião, a presidente do conselho solicitou que os procedimentos para a prestação de contas, referentes aos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc do Tocantins, fossem estendidos, tendo em vista o avanço da pandemia da covid-19. O encontro também serviu para tratar sobre a organização de Grupos de Trabalhos que vão contribuir para o avanço das políticas culturais.

O Conselho de Política Cultural do Tocantins é um órgão consultivo e deliberativo da política estadual de promoção, defesa, orientação, difusão e proteção da cultura no Estado.