O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, esteve nessa segunda-feira, 31, realizando uma gravação na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), acompanhada pelo superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Relmivam Milhomem. A gravação foi a primeira, de uma série, voltada para a celebração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 22.
Hercy Filho destacou a importância de se celebrar o modernismo para o desenvolvimento da cultura. “É importante lembrar os grandes artistas modernistas, especialmente para que as futuras gerações possam se espelhar e valorizar a cultura brasileira. Incentivar a cultura é uma das prioridades do Governo”, ressaltou.
A Semana de arte moderna
A Semana de Arte Moderna foi um movimento organizado por um grupo de intelectuais e artistas, em 1922, que marcou a história da arte no Brasil. Realizada no momento histórico do pós-guerra, o movimento traz em seu corpo a força de uma mudança do ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país, apresentando as influências das vanguardas europeias dentro dos estilos do cubismo, futurismo, surrealismo, entre outros.
O Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, a Academia Palmense de Letras (APL), o Conselho Estadual de Cultura, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Unitins, com apoio da Fundação Cultural de Palmas, promovem, entre os dia 14 e 18 de fevereiro, a Comemoração Centenário da Semana de Arte Moderna. A programação completa será divulgada em breve.