O sistema Renave 0 km, lançado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cadastra e comercializa todos os veículos zero quilômetro do Brasil por meio do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), controlando o estoque e evitando fraudes.
Com este sistema, desde ontem, os veículos faturados do fabricante (montadora) para as concessionárias já entram no sistema Renave. Desta forma, as concessionárias precisam se adequar para emitir, junto com a nota fiscal, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo Eletrônica (ATPV-e), documento que antes era emitido somente para veículos usados.
Assim, quando o comprador comparecer ao Detran para realizar o serviço de primeiro emplacamento, o sistema já trará a informação da concessionária que vendeu o veículo e do cidadão que o comprou. Nesta etapa do projeto não estão contempladas vendas diretas e veículos inacabados.
Onde está a sua CNH? No Detran-PR há mais de 30 mil aguardando a retirada
Para o cidadão, em tese, nada muda neste processo, a não ser a segurança, pois com o sistema trazendo esta informação, evita, por exemplo, a clonagem de veículos que ainda estão à venda. “O que estava acontecendo com frequência, é que veículos em concessionárias diferentes, em estados diferentes, sendo vendidos com o mesmo número de chassi. Com este registro, podemos zerar a incidência de veículos com o chassi clonado”, explica o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.
Para vendas diretas e veículos usados, o Detran-PR ainda não tem previsão de lançamento do sistema.