Quinta, 25 de Abril de 2024
18°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Trânsito Paraná

Detran-PR esclarece dúvidas sobre o novo sistema Renave 0 km

O sistema Renave 0 km, lançado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cadastra e comercializa todos os veícu...

25/01/2022 às 15h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:

O sistema Renave 0 km, lançado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cadastra e comercializa todos os veículos zero quilômetro do Brasil por meio do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), controlando o estoque e evitando fraudes.

Com este sistema, desde ontem, os veículos faturados do fabricante (montadora) para as concessionárias já entram no sistema Renave. Desta forma, as concessionárias precisam se adequar para emitir, junto com a nota fiscal, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo Eletrônica (ATPV-e), documento que antes era emitido somente para veículos usados.

Assim, quando o comprador comparecer ao Detran para realizar o serviço de primeiro emplacamento, o sistema já trará a informação da concessionária que vendeu o veículo e do cidadão que o comprou. Nesta etapa do projeto não estão contempladas vendas diretas e veículos inacabados. 

Para o cidadão, em tese, nada muda neste processo, a não ser a segurança, pois com o sistema trazendo esta informação, evita, por exemplo, a clonagem de veículos que ainda estão à venda. “O que estava acontecendo com frequência, é que veículos em concessionárias diferentes, em estados diferentes, sendo vendidos com o mesmo número de chassi. Com este registro, podemos zerar a incidência de veículos com o chassi clonado”, explica o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

Para vendas diretas e veículos usados, o Detran-PR ainda não tem previsão de lançamento do sistema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h12 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias