O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), Hercy Filho, recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, a visita dos músicos Bruno Barreto, representando a Ordem dos Músicos do Brasil no Tocantins; e Eduardo Andrade, representante do setorial de Música do Conselho de Política Cultural do Estado, com o objetivo de discutir o projeto de criação da Orquestra Sinfônica do Estado.
O encontro entre artistas e Adetuc contou ainda com a presença do superintendente de Desenvolvimento de Cultura da Adetuc, Relmivam Milhomem.
De acordo com Eduardo Andrade, o projeto de criação da orquestra é antigo e vai possibilitar a estruturação de um corpo artístico oficial, tendo como mantenedora o Estado. “O projeto já foi apreciado pelo Conselho de Políticas Culturais. Nesse sentido, o apoio do presidente da Adetuc, Hercy Filho, é de fundamental importância para a criação da Orquestra Sinfônica oficial”, frisou.
Segundo Bruno Barreto, a ideia do projeto é formar um grupo com músicos profissionais e iniciar um trabalho de difusão musical no Estado, tendo como base a estruturação da orquestra.
Para o presidente da Adetuc, Hercy Filho, a iniciativa é bastante relevante para a cultura do Estado. “O projeto de criação da orquestra, além de incentivar a formação de novos músicos, contribui para imprimir uma identidade cultural por meio da orquestra sinfônica. Portanto, a iniciativa foi bem recebida e aguardamos a entrega oficial do projeto para uma melhor avaliação e encaminhamentos”, considerou.