Quinta, 18 de Setembro de 2025
14°C 31°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Jogos inspirados na cultura chinesa atraem público global

Ópera de Pequim, instrumentos tradicionais e pontos turísticos são referências para desenvolvedores

Redação
Por: Redação Fonte: http://www.chinahoje.net/jogos-inspirados-na-cultura-chinesa-atraem-publico-global/
16/01/2022 às 09h49
Jogos inspirados na cultura chinesa atraem público global
Divulgação/MIHOYO

Lançado em 28 de setembro de 2020, o jogo chinês “Genshin Impact” ganhou o prêmio do Jogo do Ano para iPhone entre os melhores da App Store e o Prêmio do Melhor Jogo para Dispositivos Móveis da The Games Awards (TGA) em 2021.

“Yun Jin”, a cantora de ópera chinesa, foi adicionada na atualização do jogo em 5 de janeiro. A equipe de produção convidou uma profissional da Ópera de Pequim para cantar uma ária para a personagem e notou que o clipe recebeu mais de 1,7 milhão de visualizações em cinco dias no canal oficial no YouTube.

Outro vídeo lançado há um ano, que somou quase 25 milhões de visualizações, demonstrou a forma tradicional chinesa de contar histórias por meio do personagem “Zhongli”. Liu Wei, presidente da desenvolvedora de jogos miHoYo, sediada em Xangai, atribui o sucesso do “Genshin Impact” à integração da cultura tradicional chinesa e a uma nova abordagem para mostrá-la.

Além dos elementos de ópera, os jogadores também podem ouvir a música tocada em instrumentos tradicionais chineses e passear em cenas semelhantes às atrações turísticas mundialmente famosas do país, com as quais a miHoYo chegou a acordos de cooperação.

“É um desafio criar produtos que atraiam pessoas de diferentes regiões e culturas, mas acreditamos que conteúdo de qualidade tem o poder de superar barreiras e diferenças”, afirmou Liu.

Os jogos desenvolvidos na China arrecadaram mais de US$ 18 bilhões em vendas no exterior no ano passado, um aumento anual de cerca de 16,6%. Integrar a cultura do país em jogos se tornou uma tendência. O “Rise of Kingdoms”, outro jogo chinês, mostra elementos lendários do antigo exército e apresenta ao mundo personagens famosos como Cao Cao e Guan Yu.

O “Arena of Valor” desenhou vários personagens enquanto adaptava elementos culturais chineses e organizava atividades offline para permitir que os jogadores experimentassem a caligrafia e os eventos da Festa da Primavera, a data mais comemorada na China. O jogo é um dos produtos da Tencent, gigante chinesa do setor de internet, lançados no exterior nos anos anteriores.

“Os jogos estão integrando culturas. Mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo os têm como sua principal forma de entretenimento. E eles também são globalizados, onde a arte e a cultura de cada país brilharão com nova vitalidade”, avalia Ao Ran, secretário-geral da Associação Chinesa de Publicação Digital e Áudio-Vídeo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
16°
Tempo limpo
Mín. 14° Máx. 31°
16° Sensação
4.42 km/h Vento
71% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h23 Nascer do sol
18h24 Pôr do sol
Sexta
33° 15°
Sábado
36° 20°
Domingo
30° 18°
Segunda
18° 11°
Terça
21°
Economia
Dólar
R$ 5,31 +0,02%
Euro
R$ 6,28 +0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +3,03%
Bitcoin
R$ 660,274,96 +1,19%
Ibovespa
145,593,63 pts 1.06%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias