Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Internacional Diplomacia

Rússia não está emitindo um ultimato, mas propondo ao Ocidente resolver problemas, diz diplomata

Nesta quinta-feira (13), a Rússia participou de consultas sobre suas propostas de segurança com Comissão Permanente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em Genebra, na Suíça.

13/01/2022 às 19h46
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/20220113/russia-nao-esta-emitindo-um-ultimato-mas-propondo-ao-ocidente-resolver-problemas-diz-diplomata-21017421.html
Compartilhe:
© Sputnik / Kirill Kallinikov / Abrir o banco de imagens
© Sputnik / Kirill Kallinikov / Abrir o banco de imagens
Após a reunião, o representante oficial russo na OSCE, Aleksandr Lukashevich, conversou com jornalistas e garantiu que a posição do governo da Rússia ficou clara.
"Mais uma vez a Rússia apresentou de maneira clara e detalhada a essência das iniciativas contidas nos documentos de segurança", disse Lukashevich em entrevista após a reunião.
No entanto, Lukashevich explicou que por conta de diferenças fundamentais encontradas nas reuniões simultâneas da última quarta-feira (12), com a OTAN e os Estados Unidos, o governo russo precisa de uma forma legal para garantir o plano de segurança.
"As diferenças fundamentais que sentimos em Genebra, especialmente no que toca à estrutura da discussão no Conselho Rússia-OTAN sobre como o princípio da indivisibilidade da segurança é interpretado, é claro, nos convencem cada vez mais da justeza dos argumentos russos de que este princípio e as garantias de que este será implementado deveriam estar registrados de forma juridicamente vinculativa", explicou o representante russo.
 
Aleksandr Lukashevich garantiu que a Rússia não está "emitindo um ultimato, mas propõe resolver de maneira profissional os problemas que surgiram e encontrar compromissos nessa questão".
"Se não ouvirmos uma resposta construtiva às propostas que fizemos dentro de um prazo razoável e a política agressiva em relação à Rússia continuar, [nós] vamos ter que tirar as conclusões correspondentes e tomar todas as medidas necessárias para manter um equilíbrio estratégico de poderes e prevenir ameaças inaceitáveis à nossa segurança nacional", completou Lukashevich.
Lukashevich também informou que os próximos passos das negociações, tanto com a OTAN quanto com os Estados Unidos, vão ser definidos após reunião com o presidente Vladimir Putin.
"Claro que vamos apresentar um relatório completo ao presidente da Federação da Rússia, e ele vai determinar com que velocidade vamos tomar os seguintes passos, de qual forma e quando", disse Lukashevich.
Em 17 de dezembro, Moscou publicou projetos de um acordo para reformular a segurança europeia, que propõem o fim da expansão para o leste da OTAN, incluindo para a Ucrânia, e a não colocação de mísseis, armas nucleares ou meios militares na proximidade dos dois lados.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias