Cidades Aglomerações
Bispo tira padre da paróquia de Ubiratã que insistiu em promover aglomeração na pandemia
O bispo também sugere que o padre faça um acompanhamento terapêutico em razão do desgaste emocional que está vivendo
13/01/2022 10h42
Por: Redação Fonte: https://www.tribunadointerior.com.br/regiao/bispo-tira-de-paroquia-padre-que-insistiu-em-promover-aglomeracao-na-pandemia/

Uma carta assinada pelo bispo Dom Bruno Versari, publicada na página oficial da Paróquia Santo Antônio, de Ubiratã, torna pública a decisão do líder da igreja católica na diocese de afastar o padre Dirceu Sabino, vigário paroquial da comunidade.

O motivo seria a desobediência do padre à determinação do bispo para que deixasse de promover aglomeração no período em que havia restrições por conta da pandemia, em 2020.

No documento o bispo relata que conversou em particular com o padre em setembro de 2020, em Campo Mourão. “Na época era necessário evitar encontros e aglomerações, no entanto, o padre Dirceu continuava fazendo aglomerações (…)”, escreveu Dom Bruno.

Em fevereiro de 2021, em uma reunião em Ubiratã, desta vez na presença de testemunhas, o bispo entregou ao padre uma carta recordando que ele não havia cumprido o compromisso assumido. “Alertei das reclamações que tinha ouvido e pedi para observar com cuidado esses fatos. Nesta carta informei que sua permanência em Ubiratã, como vigário paroquial, encerraria em 31 de dezembro de 2021”, completa.

Continua após a publicidade

Dom Bruno acrescenta que em nova reunião com os padres em novembro de 2021, ficou decidido que o padre Dirceu entraria em férias no mês de janeiro, com liberdade para encontrar um amigo padre que o acolha para trabalhar juntos. O bispo também sugere que o padre faça um acompanhamento terapêutico em razão do desgaste emocional que está vivendo.

O bispo ainda relata que no mês de dezembro recebeu um grupo de pessoas de Ubiratã em Campo Mourão que entregou um abaixo-assinado em apoio ao padre Dirceu. “Agora estou vendo pessoas colocando na minha boca palavras que eu não disse. Isso não é próprio de quem tem fé”, adverte Dom Bruno, que chama atenção para o papel dele à frente da igreja.

“É com espirito fraterno que estou no meio de vocês. Mas nunca podemos nos esquecer que é ao bispo que foi dada a missão de conduzir essa diocese. Procuro fazer o melhor para caminharmos juntos rumo ao reino definitivo”, reforça.

Nas redes sociais, fiéis de Ubiratã argumentam que o padre Dirceu Sabino está sendo afastado somente porque “Gosta de rezar” e criticam a posição de Dom Bruno.