Uma equipe arqueológica da Universidade de Shandong encontrou os primeiros restos de chá conhecidos no mundo, datando de cerca de 2.400 anos atrás. A descoberta rastreou evidências físicas da origem da cultura do chá da China até a etapa inicial do Período de Estados Guerreiros, ou seja, de 453 a.C. a 410 a.C. O descobrimento estende a idade da bebida, como sugerida por estudos anteriores, em mais de 300 anos.
As amostras, que provaram ser os resíduos de chá preparado, foram escavadas de tumbas antigas em Zoucheng, na Província de Shandong. De agosto a dezembro de 2018, a equipe, liderada pelo professor Wang Qing realizou escavações arqueológicas nas ruínas de uma cidade antiga, que foi construída no Período da Primavera e Outono (770- 476 a.C.) e no subsequente Período de Estados Guerreiros.
De acordo com os pesquisadores, os resíduos carbonizados semelhantes a caules e folhas encontrados em uma tigela de porcelana invertida foram mais tarde provados altamente propensos a ser chá antigo.
Dados mostraram que os conteúdos de cafeína e teanina nos resíduos eram baixos ou até ausentes. Como essas duas substâncias são facilmente solúveis em água, os pesquisadores concluíram que as amostras de chá desenterradas eram as escórias deixadas pelos antigos após a ebulição.