Uma potencial colisão entre o
avião de reconhecimento Boeing RC-135V Rivet Joint dos EUA e a aeronave de passageiros Airbus A330
obrigou o último a mudar sua trajetória,
indicaram na sexta-feira (3) os serviços de rastreamento de voos Flightradar24 e Radarbox.
Segundo os serviços, o incidente aconteceu cerca das 04h00, horário de Brasília, entre 42º e 44º de latitude norte, e entre 37º e 39º de longitude leste.
09h10, horário de Moscou [03h10, horário de Brasília]
Se prepara para reabastecimento nas águas do mar Negro.
11h00, horário de Moscou [05h00, horário de Brasília]
Após reabastecimento, iniciou um voo de reconhecimento ao longo da costa do mar Negro da Rússia. Mudou o número de identificação para HOMER59, se aproximou da fronteira marítima da Rússia, a uma distância de 20 km.
Os dados indicam que o avião da empresa aeronáutica Airbus também teria sido obrigado a baixar de altitude. Antes de mudar sua trajetória, o avião estaria usando o número OLIVEW92.
Os aviões militares dos EUA aparecem frequentemente sobre o mar Negro. Na sexta-feira (3) caças russos Su-27 e Su-30
acompanharam aeronaves de reconhecimento RC-135 e CL-600, impedindo que violassem a fronteira da Rússia.
Sergei Shoigu, ministro das Relações Exteriores da Rússia, comentou no final de novembro
o aumento da atividade das forças da OTAN perto das fronteiras russas, apontando que isso obriga Moscou a manter a prontidão operacional de suas forças nucleares e aumentar o potencial da dissuasão não-nuclear.